Por Ana Wanessa Bastos
Com o intuito de trabalharmos questões
relacionadas as mídias de acesso (às informações) na Internet. Buscaremos, a
princípio, nos pautar em conceituar os termos mídias, mídias sociais e mídias
sociais na Internet. A fim de melhor compreendermos os assuntos discutidos no
decorrer deste trabalho.
Pois bem, como
denominamos a atual contemporaneidade? Conforme Lemos (2005) diversos
estudiosos tem sugerido classificar a época atual como sociedade
pós-industrial, pós-moderna, de sociedade da informação, cibercultura,
sociedade em rede etc. Nesse sentido, seguiremos as teorias de Santaella
(2007), quando afirma que vivenciamos a era da comunicação digital, onde
fazemos parte de uma cultura líquida, fluida, volátil e mutante.
Conforme Santaella (2007) vivemos a cultura
das mídias. Mas afinal, o que significa o termo mídia? Este esta relacionado a media. Meios, Meios de comunicação.
Ao utilizar a palavra “mídia”, seu plural
“mídias” e o seu adjetivo “midiático” Santaella (2007) diz que é necessário
haver uma preocupação com a demarcação mais precisa do seu significado e de seu
campo de referências.
Em 1980, o termo mídia no Brasil era de
uso restrito aos publicitários e jornalistas, para se referir a divulgação que
uma informação recebia nos meios de comunicação. Até então, os termos da moda
para fazer referência aos meios de comunicação eram “meios de massa”, “cultura
de massa”, “indústria cultural”. Dentre os anos de 1980 e 2007, todas essas
expressões foram substituídas pelo termo “mídia”.
No inicio da década de 90, o termo “mídia”
se reportava somente, aos meios de comunicação de massa, especificamente aos
meios tradicionais de transmissão de notícias e informações (jornal, rádio,
revista e televisão). Logo Após, seu significado foi expandido para representar
todo e qualquer meio de comunicação de massa, e não mais somente aos
informativos.
Com a chegada das novas redes telemáticas e as tecnologias delas
derivas, a exemplo a Internet, a
expressão aldeia global de McLuhan (1911-1980) começou se concretizar. O fundamento
do termo aldeia global é de um mundo interligado, com estreitas relações
econômicas, políticas e sociais, fruto das Tecnologias da Informação de
Comunicação (TICs), especificamente da World
Wide Web (Web) - elemento que permitiu à Internet
se transformar num instrumento de “comunicação de massa”, visto que
atingi extensões globais ultrapassando as barreiras física/geográfica e de
tempo/espaço.
Conforme Santaella (2011), com a
emergência da cultura global planetária, via redes de teleinformática, o emprego
da palavra “mídia” se generalizou para se referir também aos processos de
comunicação mediados por computador. Segundo a autora, os impactos da cultura
digital ou cibercultura na cultura das mídias massivas nos leva a tentar
compreender a complexidade midiática das culturas contemporâneas.
Quando pensamos o mundo de
hoje, com a evolução das tecnologias e o advento da Internet e consequentemente
das mídias sociais proporcionando vida no ciberespaço, somos indagados com
tantos questionamentos, quantas mudanças ocorrem na nossa vida social,
cultural, econômica, profissional, nas relações humanas intermediados pelo
computador através das mídias, enfim mudanças no cotidiano de cada um de nós.
Mas afinal, o que são mídias sociais? qual o papel das mídias sociais
no âmbito de tempo/espaço da cibercultura, do ciberespaço, da economia em rede
digital?
Falar em mídias sociais nos
remete à Internet, entretanto o conceito de mídias sociais (social media) antecede a Internet e as
ferramentas tecnológicas. A principio estava atrelado a produção de conteúdos,
porém de forma dispersa e sem o controle editorial. Em suma, significava a
produção de muitos para muitos.
Contudo, o conceito de mídias
sociais passou por mutações com a chegada da Internet, que possibilitou nossa
entrada no ciberespaço. Pois bem, se já
não imaginamos o mundo sem a Internet, hoje não conseguimos mais imaginar a
Internet sem as mídias sociais, sem as redes sociais: Facebook, Orkut, My Space, Google, Wikipedia, twitter, Blog dentre
outras.
Não é novidade constatar que
as mídias sociais na Internet estão mudando
as formas de comunicação e de socialização. Estas mídias são consideradas
ferramentas que permitem a interação entre pessoas, grupos, comunidades,
empresas e clientes na grande rede planetária. Promovem vida em comunidade e
cooperação no ciberespaço.
As
redes sociais são a essência das mídias sociais. Estas redes estão criando uma
realidade que esta além do virtual. Pensar em redes
sociais é pensar em produção e disseminação de conteúdo na Internet, o blog é um exemplo. Tendo em vista que,
estas são consideradas sistemas online planejados
para propiciar a produção, o compartilhamento e a criação colaborativa de
informações nos mais diversos formatos a partir da interação social.
Cunha
(2009) afirma que alguns especialistas de comunicação de massa acreditam que os
blogs estão se tornando numa importante forma de mídia alternativa,
agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos
de vista e, possivelmente, influenciando a opinião em larga escala – uma visão
chamada “mídia participativa”. Mas afinal, o que é um blog?
É uma “página que
contém textos curtos, organizados segundo a ordem cronológica e atualizados
constantemente. Pode incluir ponteiros para hiperligações a sítios importantes,
avaliação de sítios, notícias sobre organizações ou pessoas. Às vezes inclui
diário pessoal” (CUNHA, p. 56-57).
Farkas (1997, p.14) discorre sobra a história do blog.
Afirma que, em 1997,
Robot Wisdom's Jorn Barger concebeu o termo “weblog”, definiu-o como “uma página da Web, onde qualquer pessoa
pode postar uma mensagem indicando outras páginas interessantes que encontra.
(tradução do autor). Posteriormente o termo foi alterado para “web-blog”, por Peter Merholz, porém
foi inevitável reduzi-lo para o termo
definitivo “blog”.
Contudo, o blog é uma
tecnologia de plataforma pública que serve detre outras coisas mais, para expor
opiniões, produzir conteúdos e difundir informações, além de ser uma tecnologia
de fácil uso, este é uma excelente mídia alternativa para a disseminação de
informações na Internet. Mais a frente, veremos a utilização do blog como uma ferramenta de trabalho do
bibliotecário.
Referências
CUNHA,
M. B. da. Blogs da biblioteconomia:
novo potencial para atualização do profissional.2009. Disponível em: < http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=480 > Acesso em: 26 Jul 2012.
_______________; CAVALCANTI, C. R. de. O Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet
de Lemos, 2008.
FARKAS, Meredith G. Social software in libraries: building
collaboration, communication, and community online. Medford, New Jersey:
Information Today, Inc., 2007.
LEMOS,
André (Org.). Ciberurbe II: a cidade
na sociedade da informação. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais,
2005.337p.
SANTAELLA, Lúcia. Da
cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós humano Revista FAMECOS. Porto Alegre. n. 22. dez 2003.
__________. Linguagens
líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
__________. Navegar no
Ciberespaço: o perfil
cognitivo do leitor imersivo. Paulus, 2004.192p.
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