LIVROS – UMA VIAGEM NO TEMPO E NO ESPAÇO
Júlio César Zanluca
O hábito da leitura é um dos melhores exercícios mentais. Ler é acompanhar ideias e pensamentos de outrem, saindo de nosso autismo mental.
Se você não tem o hábito da leitura, comece lendo diariamente 1 ou 2 páginas de um livro que ache interessante. Aos poucos, isto estará enraizado em suas atividades.
Quantos livros você leu na sua vida? Eu li centenas, e posso afirmar que explorar as letras é uma viagem fantástica e deslumbrante, muito maior e melhor que ver programas de televisão.
A grande vantagem de ler é que direciona a pessoa ao autodidatismo – aprender com outros sem depender dos outros. Você lê, interpreta, e forma sua opinião – vai crescendo até compreender que a sabedoria não advém somente do saber, mas precisa dele – sem ler, como obterá conhecimento amplo?
Ler amplia a linguagem e permite ao leitor vislumbrar oportunidades e explorar o vasto e complexo mundo à nossa volta, sem necessariamente empreender uma viagem literal.
Livros leves são os indicados para os iniciantes e as crianças – aliás, cultivar o hábito da leitura em seus filhos é o maior benefício que você poderia lhes proporcionar!
Meu princípio é ler o primeiro capítulo de um livro – se ele não me motivar, passo para outro. Assim, não perco tempo com obras maçantes – se o autor não sabe motivar o leitor já nas primeiras páginas, dificilmente o fará nas seguintes.
Livros sobre história são instrutivos, apesar da tendência dos autores em focalizar ideologicamente a questão - a história é escrita pelos vencedores. Por exemplo, a maioria dos livros sobre história da Guerra do Brasil e Paraguai são focados na versão brasileira de “inimigo agressivo” (tese tradicional), outros levantam o interesse comercial da Inglaterra no conflito (tese "esquerdista") - enfim, poucos se atrevem a revelar fatos mais obscuros e menos ideológicos, com o massacre de crianças paraguaias pelas tropas brasileiras na fase final da guerra.
O livro mais universal, e também o melhor, é a Bíblia. Formada por 66 livros e 40 autores diferentes, este compêndio magnífico versa sobre história, moral, ética, poesia, motivação, relacionamentos, provérbios, filosofia... É um livro de leitura necessária para quem quer entender a fundo questões da vida: De onde vim? Porque estou aqui? Para onde vou? Uma leitura fascinante é o livro de Jó – um homem bom e justo que sofre – porque isto? Vou deixar você com curiosidade, leia por si mesmo este livro e veja o fecho maravilhoso da narrativa, diretamente na Bíblia.
Livros sobre motivação estão em voga, mas leia 2 ou 3, já são suficientes – pois a maioria é “repeteco” do que já foi escrito, apenas com uma linguagem diferente. Um clássico mundial nesta categoria que deu origem às “copias atuais” é “O Poder do Otimismo”, de Norman Vicent Peale.
Leia bons livros e... boa viagem!
Algumas sugestões de livros:
A Bíblia SagradaO Peregrino – John Bunyan (romance)A Revolução dos Bichos – George Orwel (sátira política)1984 – George Orwel (sátira política)A Desobediência Civil – Henry David Thoreau (filosofia)O Chefe – Ivo Patarra (jornalismo histórico)5 Linguagens de Amor da Criança – Gary Chapman (psicologia)Guerra e Paz – Leon Tolstói (romance)Confissões – Agostinho de Hipona (autobiografia)Os Elefantes Não Esquecem – Agatha Christie (romance policial)O Monge e o Executivo – James Hunter (motivacional)Discipulando Nações - Darrow L. Miller (filosofia)Como Despertar o Melhor das Pessoas - Alan Loy MacGinnis (psicologia)
Júlio César Zanluca é Contabilista e co-autor da obra Planejamento de Carreira e Marketing Pessoal, além de outras obras nas áreas tributárias, contábeis e trabalhistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário