terça-feira, 23 de junho de 2020

Há 181 anos nascia Machado de Assis: um gênio que transcende à literatura brasileira com suas obras atemporais

Há 181 anos nascia um gênio da literatura do Brasil, Machado de Assis (21 de Junho de 1839 - 29 de setembro de 1908). Precursor do realismo no país, sua extensa obra constitui-se de romances, contos, peças teatrais, coletâneas de poemas e sonetos, e de crônicas. Machado de Assis transcende à literatura brasileira. Suas obras despertam interesse a outras culturas, dando-se as traduções em várias línguas.  


Machado de Assis está entre os 100 autores mais criativos da história da literatura e é considerado o maior escritor negro de todos os tempos pelo crítico literário estadunidense Harold Bloom, por obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), um dos livros mais vivos e atemporais já escritos pelo autor que recentemente ganhou nova tradução nos EUA — e teve a primeira tiragem da nova edição esgotada em apenas um dia nas lojas online.

Em Fortaleza - Ceará podemos encontrar uma raridade da obra de Machado de Assis na Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza, o exemplar de “Memórias Posthumas de Braz Cubas” com ilustrações literárias de Portinari as quais agregam valor estético à narrativa de Machado. Obra que lançou a primeira edição da Coleção “Cem Bibliófilos do Brasil”, em 1944. 


A Biblioteca Acervos Especiais da Unifor possui duas edições históricas de Machado de Assis. A primeira  Deuses de Casaca, de 1866, uma peça de teatro que traz um toque ainda maior de raridade pela dedicatória autografada e assinada pelo próprio autor, coisa que raramente fazia. O segundo título é uma coletânea de três edições do livro “Poesias Completas”, sendo duas de 1902 e outra de 1924. A curiosidade dessas peças é a existência de um dos erros tipográficos mais famosos da literatura brasileira. O lote possui três exemplares: o primeiro, com o erro sem correção; o segundo, com a correção feita pelo próprio Machado; e o terceiro, já com a correção tipográfica. 

Deixo a postagem com o excelente vídeo:
A Filosofia nos Contos de Machado de Assis 

Parte I 
Parte II


Nenhum comentário:

Postar um comentário