domingo, 17 de maio de 2020

Clássicos da literatura ilustrados por artistas plásticos


Corria o ano de 1943, e a Europa estava em guerra quando o empresário Raymundo Ottoni de Castro Maya, amante de livros e de arte, decide criar uma sociedade de  Bibliófilos na cidade do Rio de Janeiro chamada de Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. O objetivo era realizar edições de livros com uma alta qualidade gráfica. Decidiu chamá-la de Cem Bibliófilos por este ser o numero de membros pertencentes à confraria. Cada edição tinha uma tiragem limitada de 120 exemplares.

Faziam parte da comissão executiva da sociedade D. Pedro de Orleans e Bragança, Raimundo Ottoni de Castro Maya, Afrânio Peixoto, Cypriano Amoroso Costa e Max Fisher. A sociedade contava entre os seus sócios com Carlos Lacerda, José E. Mindlin, Ernesto Wolf, Walter Moreira Salles, Gilberto Chateaubriand,Francisco Matarazzo Sobrinho, Yolanda Penteado Matarazzo, Roberto Marinho entre outros. 

A ideia da criação da Sociedade dos Cem Bibliófilos foi inspirada pelas sociedades bibliófilas existentes na França e na Inglaterra. Estas sociedades queriam valorizar o livro como objeto precioso e, por isso, consideravam necessário imprimir edições com tiragem limitada e, desta forma, manter um controle sobre a qualidade da edição. Poderíamos considerar os livros publicados pela Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil como livros de arte.

O que viria a diferenciar as edições da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil em relação a outras edições de livro é o fato de possuírem textos de alta qualidade literária, de autores nacionais como Jorge Amado, Euclydes da Cunha, Manuel Bandeira, Affonso Arinos, Mario de Andrade, Machado de Assis, Castro Alves, Olavo Bilac, Lima Barreto. Também é fundamental considerar que esses livros eram ilustrados pelos principais artistas da época. Entre alguns podemos citar Candido Portinari, Santa Rosa, Lívio Abramo, Djanira, Poty, Eduardo Sued, Cícero Dias, Mario Cravo, Aldemir Martins, Di Cavalcanti, Carybe, Iberê Camargo, Darel, Marcello Grassmann e Maciej Babinski. 

A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil é, sem dúvida, uma referência na bibliofilia nacional.  

Confira a EXPOSIÇÃO VIRTUAL  da Câmara dos Deputados






Os cearenses podem conferir a coleção "Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil" na Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário