sexta-feira, 3 de abril de 2020

[Storytelling, Livros Raros] Contar histórias em tempos difíceis: acessar o passado durante uma pandemia

clairemcguire  

Às vezes, parece que estamos vivendo em tempos sem precedentes.
Vivemos em um mundo globalizado que está repleto de problemas globais - instabilidade, conflito e desigualdades que parecem insuperáveis. E agora, uma pandemia que está deixando um rastro de vidas perdidas, desemprego e serviços médicos sobrecarregados, enquanto segue seu curso em todo o mundo.
No entanto, os avanços da tecnologia no mundo de hoje nos permitem conectar de maneiras nunca antes possíveis. Podemos nos conectar um com o outro, e podemos nos conectar com as pessoas do passado. As pessoas que enfrentaram, sofreram e superaram momentos que eles próprios devem ter sentido não tinham precedentes.
Há conforto e sabedoria nessa conexão.

O poder das fontes primárias

Foi o filósofo espanhol George Santayana quem escreveu: "aqueles que não conseguem se lembrar do passado estão condenados a repeti-lo". Embora tenha se tornado um ditado muito repetido e parafraseado, um aspecto dessa linha tem ressoado comigo ultimamente.
Em nossa era moderna, hiper-visual, somos inundados pela mídia. Falando de maneira geral, e pela minha experiência, as histórias não parecem totalmente reais até vermos evidências visuais delas.
Embora, à primeira vista, os materiais mais antigos possam parecer muito estranhos, abstratos e não relacionados à nossa vida moderna, eles ainda têm um poder muito real. Precisamos dessas fontes primárias. Além disso, precisamos de contar histórias, documentação e manutenção de registros que dê vida a essas fontes.
Uma conexão com o passado pode nos ajudar a entender nossa vulnerabilidade e capacidade de resiliência. Pode nos ajudar a aprender com as lições passadas, apreciar os avanços científicos e tecnológicos que temos agora e desenvolver um senso de solidariedade com a humanidade em geral.
Há consolo em saber que a humanidade superou desafios semelhantes no passado. Há também lições que não devem ser esquecidas.

Lições do passado

Embora a maioria de nós tente, nunca podemos estar verdadeiramente preparados para o que está por vir. Alguns meses atrás, seria difícil acreditar nas mudanças que nossas sociedades e governos estão fazendo em resposta à pandemia do COVID-19.
No entanto, podemos olhar para o passado para fazer previsões para o futuro.
A crise tem sido frequentemente o catalisador da mudança. Por exemplo, a epidemia de gripe que devastou a maior parte do mundo em 1918 também preparou o terreno para a criação de serviços nacionais de saúde na Europa e além.
Infelizmente, a crise também pode desencadear um lado mais feio da humanidade. A Peste Negra, que dizimou populações no  século 14, levou à violência desenfreada e retribuição, tendo como alvo as populações vulneráveis judeus e outros. Com a perspectiva de nossa compreensão moderna de patógenos, podemos considerar o sofrimento causado pela falta de conhecimento como uma lição que não deve ser repetida.
A xenofobia é um resultado de longa data das crises globais. A UNESCO se baseou no exemplo da Peste Negra como um alerta contra reações bruscas que buscariam restringir a conexão no futuro:
Pode ser tentador em tempos incertos, especialmente agora que o mundo está testemunhando a rápida disseminação do COVID-19, concluir que a única maneira de evitar desafios como a disseminação de doenças infecciosas é restringir o movimento e a troca e, de alguma forma, reverter globalização e conexão de diferentes culturas e povos. No entanto, a propagação da praga em um mundo sem aviões, trens e navios de cruzeiro serve como um lembrete de que as doenças podem se mover rapidamente, mesmo sem essas tecnologias.
Podemos acessar o passado para informar melhor a tomada de decisões agora e no futuro. Profissionais dos campos de serviço de informações, arquivo, preservação e conservação e catalogação são necessários para ajudar a descobrir, preservar e interpretar a evidência da fonte primária dessas lições.

Herança de esperança e compreensão

Diante dos muitos desafios prementes que o COVID-19 trouxe, também houve uma notável apreciação e necessidade de cultura - por conexão, entretenimento, inspiração e esperança.
O patrimônio cultural - especialmente os documentos, fotografias, materiais de arquivo e histórias de pessoas que enfrentam pandemias passadas - agora pode ressoar mais do que nunca com o público - possivelmente até mesmo com públicos que não teriam se envolvido prontamente antes.
Poderíamos abordar isso como uma oportunidade de nos envolver com nossas comunidades - conectando-as umas às outras e ao passado através da herança que protegemos e compartilhamos.
O patrimônio cultural pode dar uma perspectiva histórica. Pestilência e guerra há muito tempo abrem as portas para avanços médicos. Mesmo o conhecimento aparentemente simples e óbvio, como a higiene adequada e a lavagem das mãos, foi aprendido através de lições difíceis.
Boletim informativo de arquivo que descreve a higiene adequada
“Auxiliar de saúde voluntário de emergência de Ontário (filial da fronteira). 'Boletim sobre Influenza ”de ArchivesOfOntario, CC PDM 1.0 https://bit.ly/2xDMrAY
O compartilhamento dessas histórias poderia ajudar as pessoas hoje em dia a entender a importância de levar a sério os conselhos de saúde pública sobre saneamento e higiene? Poderia ajudar a contextualizar nossa vulnerabilidade e, portanto, adicionar peso às iniciativas de saúde pública?
Uma rápida pesquisa on-line de “pandemias passadas” levará a muitas páginas de artigos de blog, reportagens e artigos de interesse humano publicados nas últimas semanas, todos baseados em um interesse aparentemente crescente por histórias de resposta histórica a doenças.
Um ótimo exemplo pode ser encontrado no Center for Disease Control (CDC), nos Estados Unidos. O site mantém um arquivo online de fotografias, cartazes de saúde pública, artigos e histórias de 1918 Flu epidemia e outros emergências de saúde pública do século 20Eles compartilharam essas imagens nas mídias sociais com a tag #CDCHistory , com considerável envolvimento.
Em resposta ao COVID-19, há claramente interesse pelo contexto histórico entre a população em geral e, portanto, a necessidade de fornecer informações precisas e imparciais.
Esta pode ser uma oportunidade para engajamento?
As bibliotecas mantêm coleções que podem ajudar a sociedade a acessar os valores educacionais, sociais, científicos e artísticos do patrimônio documental e se conectar ao passado durante esse período em que muitos de nós anseiam por conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário