segunda-feira, 13 de abril de 2020

"A arte de curar", um passeio entre livros médicos da Biblioteca da Universidade de Sevilha

Livro da Antiga Coleção da Biblioteca da Universidade de Sevilha - EUA

herança bibliográfica da Biblioteca da Universidade de Sevilha está repleta de livros médicos dos séculos XV ao XIX que demonstram a importância que instituições educacionais e religiosas atribuíram ao exercício dessa profissão.

Ao longo de seus cinco séculos de história, a Biblioteca da Universidade de Sevilha recebeu, através de diferentes fórmulas, uma herança bibliográfica de assuntos muito diversos. A Biblioteca fez um esforço para proteger e preservar toda a sua coleção antiga, mas também procurou as maneiras apropriadas de compartilhá-la com a comunidade universitária e com outros tipos de público interessado nos diferentes assuntos.

Por esse motivo, após um trabalho elaborado de digitalização de alguns desses trabalhos, essas jóias bibliográficas podem ser apreciadas como exposições virtuais na seção ExpoBus , que oferece amostras acessíveis gratuitamente, como é o caso da exposição «A arte de curar. Livros de Medicina na Antiga Coleção do ÔNIBUS ».

Esses títulos demonstram a importância que atribuíam ao exercício da profissão. E não se trata apenas dos grandes textos canônicos , a base do ensino dado na própria Universidade, mas também dos tratados científicos que iluminaram as conquistas e descobertas da medicina moderna.

Esta exposição lança luz, a luz dos livros, sobre a longa jornada que a Medicina fez da Antiguidade até o final do século XIX. É uma viagem histórica, mas a exposição também dedica vários espaços à evolução particular da medicina na cidade de Sevilha.

Epidemias

Um olhar para entender o alcance e o impacto de algumas das grandes epidemias que dizimaram nossa cidade ao longo da história e também para entender o papel que os profissionais médicos desempenharam, na prática e na teoria, na difícil superação da medicina tradicional e dos textos canônicos, há muito considerados inquestionáveis. "A arte de curar" é dividida em várias seções: Medicina Antiga e Medieval; A construção da medicina moderna; Epidemias; De sangramento a vacinas; Instituições médicas sevilhanas ou livros de medicina sevilhanos.
A epidemia pode, portanto, ajudar a entender melhor um contexto histórico e o futuro de um povo do que um feito épico e glorioso de armas.
A luta contra a doença tem sido uma constante na história da humanidade, recorrendo a remédios medicinais, geralmente plantas, cuja aplicação foi resultado de experiência adquirida.

Títulos

Desta forma, você pode desfrutar de vários títulos e exposições virtuais, a última das quais foi "Os Desastres da Guerra, de Francisco de Goya". Outras exposições de acesso aberto são: «Cartografia histórica no BUS», «Tesouros que guardam tesouros», «Códigos medievais no BUS2 ou« Livros e jardins », que teremos a oportunidade de verificar nesta série de entregas de visitas virtuais.
Todas as amostras estão disponíveis na seção que a Biblioteca da Universidade de Sevilha reservou para ela através do espaço Expobus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário