segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Seminário Internacional Marcas de Proveniência Bibliográfica



O Seminário Internacional Marcas de Proveniência Bibliográfica é uma atividade que nasce do Projeto de Pesquisa “A eloquência dos livros: marcas de proveniência bibliográfica”, cadastrado no Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 

Mas o que são marcas de proveniência bibliográfica? Para David Pearson e Fernanda Maria Guedes de Campos são elementos que indicam a origem e o possuidor de um livro, bem como todos os aspectos inerentes o seu uso e trajetória. Elvia Carreño Velázquez considera que são testemunhos silenciosos que dão informações exclusivas de cada exemplar.

Nesse sentido, podem ser citados como exemplos: dedicatórias, ex libris impressos, ex libris manuscritos, ex libris gravados, super libris, marginalias, carimbos seco e úmido, etiquetas, folhas de guarda etc.

A partir da perspectiva de Steven K. Galbraith e Geoffrey D. Smith, em Rare Book Librainship, o livro impresso como um artefato histórico engendra nele uma série de elementos que precisam ser evidenciados, tais como o conteúdo em si, traços e características de sua fabricação, mas igualmente marcas que cada exemplar adquire ao longo de sua trajetória.

O que parece ser uma prática tão antiga, vista por muitos como algo diletante e até anacrônico, nos últimos anos percebe-se o aumento de projetos que articulam as marcas de proveniência com Humanidades Digitais e Redes, como as capitaneadas pelo Consortium of European Research Libraries (CERL), por exemplo.

Ainda sobre a contemporânea e necessária discussão sobre o tema, em 2019 a International League of Antiquarian Booksellers promoveu em Nova York o seminário “Who owned this? Libraries and the rare book trade consider issues surrounding Provenance, Theft and Forgery”, que dentre outros assuntos destacou que o domínio da tipologia das marcas de proveniência compõe parte da metodologia para peritos no valoroso combate ao tráfico ilícito de livros.    

 As línguas oficinais do Seminário serão o português e o espanhol. Todavia, serão aceitos trabalhos também em inglês e não haverá tradução simultânea.

O Seminário acolherá propostas de trabalhos que considerem os temas abaixo, sejam individualmente ou interligados:

1.  Bibliotecas Privadas (Pessoais e Institucionais) e as marcas de proveniência.
2.  Livros com marcas de proveniência e catalogação.
3.  Livros com marcas de proveniência e digitalização.
4. Identificação das marcas de proveniência como método para reconstrução histórica de coleções. 
5.  Usos de tecnologias no gerenciamento de marcas de proveniência. 
6.  Marcas de Proveniência em Coleções Especiais e Livros Raros.
7. Identificação, análise e pesquisa das Marcas de Proveniência no campo da Conservação-restauração.
8.  Marcas de Proveniência e Bibliografia Material.
9.  As Marcas de Proveniência e a identificação de livros roubados em circulação.
10.  As Marcas de Proveniência na construção da memória e do patrimônio cultural.

Realização: 
Escola e Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Biblioteca de Manguinhos. 
Saiba mais AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário