sábado, 24 de outubro de 2015

[Para além da sala de aula e do trabalho] Por onde andam os bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia de Fortaleza ?

Me indaguei esses dias, mas já havia me questionado sobre tal há tempos. 


Recentemente divulguei aqui no blog e nas minhas redes sociais do linkedin e facebook um evento gratuito que aconteceu essa semana, dias 21 e 22 de outubro, no espaço cultural do Jornal O Povo. O evento abordava um tema de suma importância para bibliotecários, professores, educadores  e demais profissionais das áreas de letras, da educação e da Cultura, Seminário intitulado Entre Livros e Leitores: as novas formas de ler. Um momento grandioso em que reuniu estudantes, profissionais e autoridades ligados às áreas de Educação e de Cultura. Instantes importantes para debates, atualizações, bem como troca de experiência.

Além de mim, marcaram  presença no evento apenas 4 bibliotecários. Uma pena! Pois tanto os profissionais quanto os alunos de Biblioteconomia deixaram de participar de um momento impar que serviu para atualização de conhecimentos e profissional.

Quem participou do Seminário  teve a oportunidade de ter excelentes aulas sobre Autor e Autoria com João Adolfo Hansen, professor titular da USP; sobre Leitura e novas formas de ler com as professoras Cleudene Aragão, da UECE  e  Lúcia Santaell da PUC São Paulo; sobre livros e leitores com o Fabiano dos Santos e a experiência com a publicação e utilização do livro digital  na escola, apresentada pela  Graziella Matarazzo.      

Mas voltando ao meu questionamento, sempre temos as desculpas de falta de tempo ou de  dinheiro para fazer e/ou participar de eventos. Porém esse evento em específico era em horário após e/ou final de expediente de trabalho (17h às 21h), de aula da faculdade e além de tudo gratuito.

Aprendi com um chefe, professor que tive que 40% do nosso aprendizado e atualização profissional está além da faculdade e, é justamente nesses eventos (cursos, palestras, encontros, seminários, etc) que adquirimos conhecimentos fundamentais à nossa atuação estudantil e profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário