Dissemianando...
Convite
Museu Educador
Programa de Formação de Educadores do Museu do Homem do Nordeste.
Objeto-gerador e o papel político da mediação: diálogos possíveis dentro e fora de espaços museais.
Os educativos da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – Meca, da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, convidam, dentro do Projeto Museu Educador, para o Encontro que debate e apresenta o Objeto-gerador e o papel político da mediação: diálogos possíveis dentro e fora de espaços museais, sob a orientação do educador Alexandre Oliveira Gomes.
Alexandre Oliveira Gomes é educador de museus, graduado em História (UFC) e mestre em Antropologia (UFPE). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, com bolsa de estudos do CNPq e pesquisa sobre os museus indígenas no Brasil. Atuou como professor do Dep. de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri/URCA (2013/2014) e do Dep. de Antropologia e Museologia da UFPE (2011/2013). Trabalha em instituições museológicas desde 2000, nas áreas de mediação, pesquisa e gestão. Tem experiência e interesse nas áreas de história e antropologia indígena, memória social, etnicidade e relações interétnicas, museus indígenas e comunitários, museologia social, políticas culturais e educacionais, gestão museológica e inventários participativos, patrimônio cultural e organização dos movimentos sociais. Contato: amanayp...@yahoo.com.br .
Em oportuno, a pedido, solicitamos que os participantes tragam um objeto pessoal e realizem as leituras prévias, indicadas pelo educador:
- Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire.
http://www2.uesb.br/pedh/wp-content/uploads/2014/02/Pedagogia-da-Autonomia.pdf
- Aula magna do museólogo Mário Chagas, realizada no dia 18 de maio de 2012, na escola de Museologia da Unirio: Temos potencia para a necessária indignação museal? Os 40 anos da mesa-redonda de Santiago do Chile, disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=E9uFkAF54vQ ;
- Texto: Repensando o Museu Integral: do conceito às práticas, de Tereza Scheiner, publicado no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (vol. 7, num.1/abril de 2012), que te envio em anexo e que está disponível no link: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v7n1/a03v7n1.pdf .
Público alvo: gestores, educadores de museus e sociais, professores, mediadores e público interessado.
Dia: 14/07/2014
Horário: 14h às 17h30
Local: Sala Calouste Gulbenkian - Fundação Joaquim Nabuco
Av. Dezessete de Agosto, 2187 Casa Forte – Recife – PE
Contatos: (81) 30736333 / 30736331
Convite
Museu Educador
Programa de Formação de Educadores do Museu do Homem do Nordeste.
Objeto-gerador e o papel político da mediação: diálogos possíveis dentro e fora de espaços museais.
Os educativos da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – Meca, da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, convidam, dentro do Projeto Museu Educador, para o Encontro que debate e apresenta o Objeto-gerador e o papel político da mediação: diálogos possíveis dentro e fora de espaços museais, sob a orientação do educador Alexandre Oliveira Gomes.
Alexandre Oliveira Gomes é educador de museus, graduado em História (UFC) e mestre em Antropologia (UFPE). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, com bolsa de estudos do CNPq e pesquisa sobre os museus indígenas no Brasil. Atuou como professor do Dep. de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri/URCA (2013/2014) e do Dep. de Antropologia e Museologia da UFPE (2011/2013). Trabalha em instituições museológicas desde 2000, nas áreas de mediação, pesquisa e gestão. Tem experiência e interesse nas áreas de história e antropologia indígena, memória social, etnicidade e relações interétnicas, museus indígenas e comunitários, museologia social, políticas culturais e educacionais, gestão museológica e inventários participativos, patrimônio cultural e organização dos movimentos sociais. Contato: amanayp...@yahoo.com.br .
Em oportuno, a pedido, solicitamos que os participantes tragam um objeto pessoal e realizem as leituras prévias, indicadas pelo educador:
- Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire.
http://www2.uesb.br/pedh/wp-content/uploads/2014/02/Pedagogia-da-Autonomia.pdf
- Aula magna do museólogo Mário Chagas, realizada no dia 18 de maio de 2012, na escola de Museologia da Unirio: Temos potencia para a necessária indignação museal? Os 40 anos da mesa-redonda de Santiago do Chile, disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=E9uFkAF54vQ ;
- Texto: Repensando o Museu Integral: do conceito às práticas, de Tereza Scheiner, publicado no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (vol. 7, num.1/abril de 2012), que te envio em anexo e que está disponível no link: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v7n1/a03v7n1.pdf .
Público alvo: gestores, educadores de museus e sociais, professores, mediadores e público interessado.
Dia: 14/07/2014
Horário: 14h às 17h30
Local: Sala Calouste Gulbenkian - Fundação Joaquim Nabuco
Av. Dezessete de Agosto, 2187 Casa Forte – Recife – PE
Contatos: (81) 30736333 / 30736331
Nenhum comentário:
Postar um comentário