Estratégia de difusão da informação tecnológica existente nas bases de patentes como conteúdo educacional para a formação de estudantes de nível técnico e tecnológico.
Denys Eduardo Biaggi*;
Gilberto José da Cunha;
Luciana Aparecida Ferrarezi;
Nilson Carlos Duarte da Silva;
Oswaldo Massambani
Agência de Inovação INOVA Paula Souza. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil. (*denys.biaggi@gmail.com)
RESUMO
Motivado pela política de inovação sendo implantada pela Agência de Inovação INOVA Paula Souza – o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo, este trabalho apresenta uma abordagem metodológica da Prospecção Tecnológica, objetivando evidenciar a importância e difundir a informação tecnológica existente nas bases mundiais de patentes para fins educacionais e formativos dos estudantes do ensino técnico e tecnológico. O foco dessa abordagem é estabelecer uma temática tecnológica especificando uma tecnologia, para a qual é investigada a distribuição de patentes por empresa, tecnologias correlatas, seus mercados, inventores e tendências a ela associadas. Exemplificando, apresenta-se essa sistemática tendo como referência o tema “Pneus com Baixa Resistência ao Rolamento”, por sua relevância e impacto sobre o consumo de combustíveis e consequente benefício ao meio ambiente, aspectos atualmente importantes levados em consideração pelas montadoras de veículos automotivos e pelos fabricantes de pneus.
Palavras Chave: metodologia; prospecção; patentes; pneus.
Cadernos de Prospecção - ISSN 1983-1358. (print), 2317-0026 (online), 2014, vol.7, n.2, p.237-246
D.O.I.: 10.9771/S.1983-1358.2014.007.025
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