terça-feira, 8 de julho de 2014

[Dica de Leitura/ Artigo] Difusão da informação tecnológica

Estratégia de difusão da informação tecnológica existente nas bases de patentes como conteúdo educacional para a formação de estudantes de nível técnico e tecnológico. 

Denys Eduardo Biaggi*;
Gilberto José da Cunha; 
Luciana Aparecida Ferrarezi;
Nilson Carlos  Duarte da Silva; 
Oswaldo Massambani  

Agência de Inovação INOVA Paula Souza. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do  Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil. (*denys.biaggi@gmail.com)    

RESUMO  

Motivado pela política de inovação sendo implantada pela Agência de Inovação INOVA Paula Souza – o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula  Souza do Governo do Estado de São Paulo, este trabalho apresenta uma abordagem metodológica  da Prospecção Tecnológica, objetivando evidenciar a importância e difundir a informação  tecnológica existente nas bases mundiais de patentes para fins educacionais e formativos dos  estudantes do ensino técnico e tecnológico. O foco dessa abordagem é estabelecer uma temática  tecnológica especificando uma tecnologia, para a qual é investigada a distribuição de patentes por  empresa, tecnologias correlatas, seus mercados, inventores e tendências a ela associadas.  Exemplificando, apresenta-se essa sistemática tendo como referência o tema “Pneus com Baixa  Resistência ao Rolamento”, por sua relevância e impacto sobre o consumo de combustíveis e  consequente benefício ao meio ambiente, aspectos atualmente importantes levados em consideração  pelas montadoras de veículos automotivos e pelos fabricantes de pneus.  

Palavras Chave: metodologia; prospecção; patentes; pneus.

Cadernos de Prospecção - ISSN 1983-1358. (print), 2317-0026 (online), 2014, vol.7, n.2, p.237-246 
D.O.I.: 10.9771/S.1983-1358.2014.007.025 

Leia o artigo AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário