segunda-feira, 28 de abril de 2014

Peter Burke será o destaque da Conferência de Abertura do SNBU 2014

Fonte da imagem: SNBU

A Conferência de Abertura da décima oitava edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias contará com a presença do renomado pesquisador Peter Burke, que abordará, em palestra, a “Arqueologia do Conhecimento e a Arqueologia de Bibliotecas”.

Com uma produção científica marcada pela abrangência e interdisciplinaridade em que se destacam as produções sobre a teoria e metodologia da história cultural, Peter Burke já publicou mais de 20 obras, traduzidas para 28 idiomas, entre elas: “A Escrita da História: novas perspectivas” (1992), “Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot” (2000), “Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet” (2004) e “Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipedia” (2011).

As ponderações socioculturais sobre a Teoria da História e do Conhecimento que ele aponta, em suas obras e percurso acadêmico, contribuirão para instigar ainda mais as reflexões sobre os desafios e o papel dos profissionais da informação na produção do conhecimento contemporânea. Além disso, possibilitarão ampliar a compreensão dos novos papéis da Biblioteca Universitária no contexto de produção colaborativa em redes de informação.

Peter Burke concluiu o doutorado na Universidade de Oxford em 1962; foi professor da Universidade de Sussex e da Universidade de Princeton; professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA – USP), de 1994 a 1995 – período em que se aprofundou na história da cultura e da educação brasileira, tornando-se especialista na obra de Gilberto Freyre – e professor emérito da Universidade de Cambridge, onde também atuou como bibliotecário e arquivista.

Fonte: SNBU

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) envolve pesquisadores e participantes de várias partes do país, está na 18ª edição e será promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com outras instituições de ensino.

As inscrições para o SNBU 2014 já estão disponíveis no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário