terça-feira, 29 de abril de 2014

Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação tem primeira tese defendida.

O Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (DINTER-CI), parceria entre a UFC e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp de Marília-SP), teve sua primeira tese defendida na segunda-feira (28). Intitulado "Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais", o trabalho é de autoria do Prof. Henry Poncio Cruz de Oliveira, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição da qual a UFC é tutora.
O objetivo geral da tese foi construir um conceito de Arquitetura da Informação Pervasiva com base na fenomenologia e na Ciência da Informação, contribuindo para a pesquisa científica, o projeto, o acompanhamento e a avaliação de ecologias informacionais complexas.
No trabalho, o autor constatou "a emergência de novas ações teóricas e práticas na disciplina de Arquitetura da Informação, cuja preocupação se fixa na pervasividade da informação em ambientes físicos, digitais ou híbridos. Estas novas ações têm utilizado os comportamentos dos sujeitos no cotidiano como elemento norteador para produção de artefatos tecnológicos transparentes ou ubíquos".
O trabalho teve orientação da Profª Silvana Vidotti, da Unesp, e coorientação da Profª Virgínia Bentes Pinto, do Departamento de Ciências da Informação da UFC. Além delas, a banca foi constituída pelos seguintes professores: Ana Alice Rodrigues Pereira Baptista, da Universidade do Minho (Portugal); Guilherme Ataíde Dias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Silvana Drumond Monteiro, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, também da Unesp.
Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação da UFC – fones: 85 3366 7702 / 3366 7697
Fonte da matéria: Portal da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário