sexta-feira, 11 de abril de 2014

Biblioteca especializada em artes é inaugurada na Unifor

11.04.2014

Solenidade abre o acervo com mais de 3 mil obras raras para amantes dos livros e da cultura.


O Ceará ganhou uma biblioteca especializada que é, desde já, uma referência nacional. A Fundação Edson Queiroz inaugurou sua Biblioteca de Arte no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), que vem complementar com o suporte livro a sua coleção de pintura e escultura que se encontra em exposição permanente. O acervo conta com mais de 3 mil obras raras, entre exemplares de história da arte, teoria e crítica da arte e livros de artistas, obras de tiragens limitadas e assinadas pelos próprios autores e criadores.
"O valor cultural das obras raras desta coleção adquirida pela Fundação é incalculável", avalia José Augusto Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos (ABBi). Editados entre as décadas de 1750 e 1970, os volumes faziam parte da coleção pessoal do empresário e mecenas paulista Cicillo Matarazzo. Foi adquirida ano passado pela Fundação Edson Queiroz.
A cerimônia de abertura da Biblioteca de Arte aconteceu às 10h de ontem, no primeiro andar da Reitoria da Unifor, espaço que abriga o acervo. Na ocasião, foi realizada uma reunião solene da ABBi, na qual foi concedida ao chanceler Airton Queiroz a Medalha José Mindlin, a comenda máxima da entidade que congrega os amantes dos livros no País. Em seguida, José Augusto Bezerra entregou ao chanceler o diploma de sócio honorário. continue lendo a matéria AQUI
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário