quarta-feira, 13 de novembro de 2013

UNESCO convida novos candidatos para inclusão no projeto "Memória do Mundo".

UNESCO convida novos candidatos para inclusão no projeto Registro da Memória do Mundo , uma lista de coleções de bibliotecas e acervos de arquivos de importância mundial que foi criado em 1997 para promover o patrimônio documental de valor universal. As candidaturas devem ser enviadas, de preferência através das Comissões Nacionais para os Comitês da Memória do Mundo estabelecido nos países da UNESCO ou Nacional. As propostas devem basear-se nos critérios de seleção constantes do Programa Memória do Mundo de papel: orientações para salvaguardar o patrimônio documental, o qual estipula que o principal critério para a inscrição de um documento no registro é o significado universal do patrimônio documental .

O prazo para a apresentação das candidaturas é 31 de Março de 2014. Não serão aceitas as entregas após esta data. 

As candidaturas devem ser enviadas para o Word, RTF ou Open Office para a Secretaria da Memória do Mundo da UNESCOpor e-mail para mowsecretariat (at) unesco.org; pelo correio, acompanhado de uma versão eletrônica em CD -ROM ou uma chave de memória USB , que visa: Joie Springer, Programa Memória do Mundo, da Sociedade Divisão de Conhecimento, 7 Place de Fontenoy , 75352 Paris 07 SP, França.

As nomeações estão publicadas no site do programa e podem ser acompanhados de ilustrações tais como fotografias ou transparências (em TIFF , GIF, JPEG) e gravações de som ( real media ) que servem para ajudar a descrever o conteúdo da proposta. Como a secretaria da Memória Mundo tende a usar as imagens apresentadas como material publicitário deve ser incluída uma autorização para o uso de imagens sem fins lucrativos. O formulário está disponível clicando aqui.

Neste momento , foi registrada no Programa Memória do Mundo um total de 301 coleções apresentadas por 102 países, quatro organizações internacionais e uma fundação privada . Registros regionais foram criadas para os Comitês da Memória do Mundo da Ásia e do Pacífico ( MOWCAP ) e América Latina e Caribe ( MOWBrasil ) , e um número crescente de países estabeleceram recordes nacionais já . Os pedidos de inscrição no registo são avaliadas por um painel de especialistas, o Subcomitê de Registro e Comitê Consultivo Internacional (IAC ) comunicar as suas recomendações ao Diretor -Geral para tomar a decisão final.

Em 2015 , eles anunciaram a lista de convocados para os próximos entradas.


UNESCO criou o Programa Memória do Mundo para evitar a amnésia coletiva e chamou para a salvaguarda de participações arquivo valiosos e coleções da biblioteca em todo o mundo , a fim de divulgá-las amplamente . O objetivo do programa é proteger patrimônio documental e ajudar as redes de peritos para trocar informações e levantar recursos para a preservação de material documental e acesso a este .

Fonte: UNESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário