segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vila das Artes recebe artistas internacionais esta semana

Vila nas Margens
Em sua primeira edição novo projeto traz artistas internacionais

Espaço de discussão aberto ao públicoo Vila nas Margens configura-se como lugar de encontros que geram debates e reflexões críticas sobre cultura e contemporaneidade, a partir de formulações de um pensador renomado, convidado a lançar luz sobre a relação da arte e da cultura com seu tempo.

Nesta primeira edição, que acontece nos dia 31 de maio e 1º de junho o Vila nas Margens traz dois importantes professores europeus.

Na sexta-feira (31), a professora de Literatura comparada da Universidade de Aix-Marseille (França), Francesca Manzari, realiza a palestra “História de sapatos: modernos ou pós-modernos. Les souliers de Van Gogh (Os sapatos de Van Gogh) e os Diamond Dust Schoes de Andy Warhol (Os sapatos de pó de diamante de Andy Warhol)”

Já no sábado (1º/6), é a vez do professor emérito de literatura italiana contemporânea da Universidade de Lille III (França), Jean-Paul Manganaro ministrar a palestra "François Tanguy e Maguy Marin, dois percursos da cena atual na França". 

Manganaro falará sobre aspectos da trajetória artística de dois grandes encenadores contemporâneos franceses, que atuam, respectivamente nas linguagens de dança e do teatro: Maguy Marin e François Tanguy.

As palestras são abertas a artistas de qualquer linguagem que tenham interesse nos temas a serem discutidos. O acesso será por ordem de chegada. O auditório da Vila das Artes possui capacidade para 60 pessoas.

 Serviço: 

 31 de maio (sexta-feira), às 19h - Auditório

Palestra - História de sapatos: modernos ou pós-modernos. Les souliers de Van Gogh (Os sapatos de Van Gogh) e os Diamond Dust Schoes de Andy Warhol (Os sapatos de pó de diamante de Andy Warhol)

 Palestrante: Francesca Manzari
 Nota biográfica:
Francesca Manzari é professora de Literatura comparada na Universidade de Aix-Marseille. Publicou o livro Écriture derridienne: entre langage des rêves et critique littéraire (Editions Peter Lang, 2009) e organizou, com Fridrun Rinner, a edição da coletânea de ensaios Traduire le même, l’Autre ou le soi (Presses de l’Université de Provence, 2011). Dirige, desde 2011, o mestrado "Tradução literária e interculturalidade", e trabalha atualmente com as leituras e reescrituras modernas e contemporâneas do Grand Chant, em Ezra Pound, James Joyce, Jacques Roubaud e outros escritores.

1º de junho (sábado), às 15h – Auditório

Palestra - François Tanguy e Maguy Marin, dois percursos da cena atual na França.
Palestrante: Jean Paul Manganaro
Nota biográfica:
Jean-Paul Manganaro é professor emérito de literatura italiana contemporânea na Universidade de Lille III. Ensaísta e tradutor, publicou pela editora Dramaturgie o volume coletivo Carmelo Bene (1977) e Douze mois à Naples, Rêve d’un masque  (1983). Publicou ainda Le Baroque et l’ingénieur; Essai sur l’écriture de C.E. Gadda (1994), e Italo Calvino, romancier et conteur (2000) ambos pela Seuil. Traduziu para a editora P.O.L. as Obras Completas de Carmelo Bene (t. I, II e III), e publicou, para a mesma editora, François Tanguy et le Radeau (2008), Federico Fellini; Romance (2009), e Confusion de genres (2011)


Vila das Artes
Assessoria de Comunicação - (85) 3252.1444
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário