terça-feira, 14 de maio de 2013

Cluster da Unicamp faz 4,5 trilhões de operações aritméticas por segundo

Por Noêmia Lopes
 
Agência FAPESP – Ocupando uma área menor que 1,5 metro quadrado de uma sala, seis máquinas formam o novo cluster computacional da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT/Unicamp), no campus de Limeira, capaz de realizar 4,5 trilhões de operações aritméticas por segundo.

“Isso corresponde, grosso modo, a calcular 10 bilhões de vezes a tabuada de 1 a 10 no tempo de um estalo de dedos”, diz Vitor Rafael Coluci, professor da FT/Unicamp que coordenou o projeto “Aplicação de computação de alto desempenho em problemas interdisciplinares”, que se estendeu entre 2010 e 2012 e apoiou a formação do cluster.
Os equipamentos de computação de alto desempenho, como os da nova estação, são necessários para realizar pesquisas que envolvam temas como previsão do tempo, análise de propriedades materiais, sistemas hidráulicos, dispersão de poluentes, alerta de enchentes e tráfego de informações entre celulares. Eles permitem processar mais informações em menos tempo e detêm grande poder de armazenamento.

Esse projeto apoiado pela FAPESP estava associado a uma chamada pública promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O edital oferecia apoio financeiro para criar ou aperfeiçoar a infraestrutura voltada a pesquisas científicas e tecnológicas de centros emergentes. leia a matériacompleta AQUI


Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário