Compartilhando aqui no Blog um breve e sucinto resumo da obra de Engels.
Por Ana Wanessa Bastos
No
texto "O papel do trabalho na transformação do macaco em homem" Engels mostra como o trabalho desenvolveu as habilidades para criar o
homem atual a partir do macaco. Aborda questões pertinentes sobre a
evolução e a condição humanas sob a perspectiva do trabalho.
Apresenta os processos de desenvolvimento biológico e cultural do
ser humano e mostra que estes são inter-relacionados, haja vista que
interagiram pelo menos durante bilhões de anos no processo de transformação do homem moderno.
Engels
expõe o trabalho como sendo o fundamento da vida humana. Por meio
deste, o ser humano adquire novos conhecimentos, cria instrumentos
de trabalho e se organiza socialmente. O filósofo chega a afirmar
que sob determinado aspecto, o trabalho criou o homem e, é
exatamente esta visão que orienta o seu texto. A concepção de
trabalho que encontramos em Engels se ajusta a filosofia marxista
materialista dialética, quando Marx afirma que o trabalho é tudo
que transforma a natureza. Em suma, sem o trabalho não haveria
desenvolvimento humano.
Pois
bem, no referido texto, Engels a
priori
citou os macacos de uma raça antropomorfos, no período terciário,
e atentou para o fato de como estes utilizavam as mãos com fins de
locomoção, desempenhando funções diferentes das dos pés. Daí
constatou que com o passar do tempo os referidos macacos foram
adotando uma postura mais ereta, este foi o passo decisivo para a
transição do macaco em homem.
Engels
aferiu que a mão não é apenas um órgão de trabalho, é também
produto dele. Entretanto ao apresentar o desenvolver da mão pelo
trabalho, mais a diante o filósofo também mostrou como o
desenvolver da linguagem a partir do nascimento do órgão vocal, a
necessidade do desenvolver gradual do ouvido, assim como o
desenvolver geral do cérebro está ligado ao aperfeiçoamento de
todos os órgãos dos sentidos.
[…]
O trabalho, primeiro, depois a palavra articulada, constituíram-se
nos dois primeiros fatores que atuaram na transformação gradual do cérebro do macaco em cérebro humano que, não obstante sua
semelhança, é consideravelmente superior a ele quanto ao tamanho e
à perfeição. […]
(ENGELS,
1986, p.26)
A
partir do desenvolver do cérebro deduziu-se que houve uma crescente
clareza e um aumento da capacidade de abstração e de discernimento,
e foi justamente desta forma que surgiu o homem já completamente
separado do macaco inicial e deste surgiu a sociedade. Sociedade –
novo elemento que teve origem com o homem já plenamente
caracterizado como tal. Engels
afirmou que o trabalho é a característica distinta entre uma manada
de macacos e a sociedade humana.
Contudo,
Engels
explicitou que só podemos falar em trabalho somente a partir do
momento em que surgem instrumentos elaborados, fabricados. Os
primeiros instrumentos dos homens pré-históricos, foram utilizados
como armas de deferas, e os outros de caça e pesca. A caça e a
pesca contribuíram para a alimentação. Esta última consistiu em
outro
ponto que ajudou o homem no processo de evolução. Pois foi a
diversificação de alimentos, propiciando uma alimentação cada vez
mais variada a qual oferecia ao organismo novas substâncias, com o
que foram criadas as condições químicas.
Quanto a alimentação:
[…]
o hábito de combinar a alimentação vegetal com a carne. Da
condições de fortalecer fisicamente o homem em formação e dá-lhe
independência. [...] a alimentação do homem a base de carne ajudou
o homem a ser homem. Com o perdão da palavra aos vegetarianos. O
consumo de carne na alimentação é responsável por dois novos
avanços importantes e decisivos: o uso do fogo e a domesticação
dos animais.[...]
(ENGELS,
1986, p.28)
O
uso do fogo e a domesticação dos animais favoreceu a obtenção de
leite e seus derivados – novos meios de emancipação. Em resumo,
Engels (1986, p.29) disse que foi “graças à cooperação da mão,
dos órgãos da linguagem e do cérebro, não só em cada indivíduo
mas na sociedade como num todo, os homens foram se desenvolvendo cada
vez mais, tornando-se capazes de executar operações complexas e
alcançar objetivos mais elevados.”
Após
um avanço na história, percebemos que com os grandes progressos das
ciências naturais, o homem tornou-se capaz de prever e controlar
cada vez mais as remotas consequências naturais de suas atividades de
produção. Contudo, o ser humano levou milhares de anos para
aprender a prever as consequências naturais relativas aos processos
produtivos e a calcular as consequências naturais destes mesmos
atos.
O
texto mostra que todos os modos de produção existentes visavam ao
utilitarismo do trabalho. Grandes foram descobertas a partir do
desejo nato, necessário e contínuo do homem em aperfeiçoar seus
instrumentos de trabalho para a melhoria de vida e desenvolvimento da
sociedade. Os homens do século XVII e XVIII inventaram a máquina a
vapor, um dos instrumentos mais poderosos que veio q subverter as
condições sociais em todo o mundo, principalmente na Europa. Tendo
em vista que nesta a riqueza era concentrada nas mãos de uma minoria
e o direito a propriedade era negado à maioria, favorecendo à
burguesia o domínio social e político provocando tempos depois a
luta de classe entre a burguesia e o proletariado.
ENGELS,
Friedrich. O
papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
3.ed. São Paulo: Global editora, 1986. 57p. (col. universidade
popular)
Fonte da Imagem: Esquerda Marxista
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Perfeito ✌
ResponderExcluirBom dia Ana Wanessa.
ResponderExcluirPrimeiramente, nossos sentimentos pela perda de seu pai.
Descobri por acaso seu blog, parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar seus textos.