segunda-feira, 15 de abril de 2013

O INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO (SINE-CE/IDT) NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Durante a Especialização "Tecnologias Aplicadas ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação" promovida pelo DECINF/UFC. Elaborei um breve e sucinto trabalho sobre o IDT na perspectiva da Gestão da informação, no decorrer da Disciplina Gestão Estratégica da Informação com a professora Gabriela.

O INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO (SINE-CE/IDT) NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

ANA WANESSA BASTOS


Resumo



Apresenta o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (SINE-CE/IDT). Aborda os conceitos básicos de informação, fluxo informacional e gestão da informação. Mostra seus estudos e pesquisas na área do mercado de trabalho no Ceará. Busca identificar o processo de gestão da informação no IDT. Realiza uma breve análise de uma importante área geradora de informação, o mercado de trabalho. Trabalha a importância da gestão da informação no IDT, tendo a pesquisa como atividade estratégica.



Palavras-chave: informação, gestão da informação, mercado de trabalho, mercado de trabalho do Ceará, pesquisa, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho.

Quem desejar obter este trabalho por gentileza, solicitá-lo por email wanessa.bastos@idt.org.br



O IDT executa diversas atividades, são elas: cadastro de trabalhadores que demandam emprego; recrutamento, seleção e intermediação de profissionais para o mercado de trabalho; atendimento de trabalhadores para o seguro-desemprego; agenciamento de profissionais autônomos prestadores de serviços; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; estudos e pesquisas na área do trabalho e do desenvolvimento social; capacitação e qualificação profissional; orientação para o mercado de trabalho; concessão de microcrédito para microempreendedores.

Outras atividades também executadas pelo IDT, são: atividades na linha de apoio e fomento ao desenvolvimento do artesanato e da economia solidária. Além disso, realiza estudos e pesquisas com foco no acompanhamento da evolução conjuntural do mercado de trabalho, produzindo indicadores da situação ocupacional, visando subsidiar os órgãos de planejamento e a sociedade em geral, com informações e análises sobre a realidade e as perspectivas do mundo laboral. Como OS, o IDT está apto a prestar serviços para entes públicos e privados.
O IDT por se tratar de uma instituição que gera, produz e dissemina informações sobre mercado de trabalho tanto a nível local, regional como nacional tem a pesquisa tanto como uma atividade que compõe a memória institucional com sua importância no universo corporativo, assim como, como uma atividade estratégica.

A Diretoria de Estudos e pesquisas do IDT divulga estudos e pesquisas realizados a partir de levantamentos estatísticos, tanto de sua base de dados, como de outras fontes de informações, de forma a contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de emprego. Instituições de renome são usuárias de sua base de dados, são elas: os órgãos de planejamento do Estado do Ceará, os meios de comunicação/imprensa, assim como um percentual importante do mundo acadêmico.
 Para saber mais sobre o IDT acesse o site http://www.sineidt.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário