quarta-feira, 20 de março de 2013

Tecnologia [INOVAÇÃO]: Estudante do MIT cria gelo que controla a embriaguez


O Povo - 18/03/2013 - 20h08

Os cubos de gelo mudam de cor conforme o ritmo de bebida da pessoa aumenta. Verde indica continue bebendo; amarelo, preste atenção; vermelho indica que a pessoa deve parar de beber.

Após um coma alcóolico de uma bebedeira em 2011, o estudante indiano Dhaaira Dand, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Media Labcriou um artifício útil para aquelas pessoas que não têm controle sob a bebida.

A invenção consiste em cubos de gelo que são colocados na bebida e mudam de cor (verde, amarelo e vermelho) conforme a pessoa vai aumentando seu ritmo de bebida. O controle é feito a partir da contagem de quantas vezes a pessoa leva o copo à boca. O nome da invenção se chama "Cheers", expressão americana usada no brinde.

O dispositivo conta com uma bateria e uma acelerômetro, responsável por controlar quantas vezes a pessoa leva o copo à boca. A cor verde indica que o nível de alcoolismo ainda é fraco e a pessoa pode continuar bebendo. O amarelo indica que é necessário se manter alerta, pois o nível está aumentando; e o vermelho indica que a pessoa deve parar de beber.

Se mesmo assim, após a cor vermelha, a pessoa continuar bebendo, O "Cheers" possui um mecanismo que sincroniza com o smartphone da pessoa e envia um SMS para um amgo próximo, que possa ajudá-lo. Esse mecanismo é possível porque o circuito consegue emitir um sinal em infrevermelho que se comunica com o smartphone.

O estudante teve a ideia de criar o "Cheers" após passar três semanas trabalhando em seu quarto para inventar algo que evitasse futuros problemas com a bebida. De acordo com o MIT, o dispositivo custou cerca de 50 dólares e Dand disse que ainda não pensa em patentear sua nova criação. 

Fonte: Estudante do MIT cria gelo que controla a embriaguez.  Disponível em < http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/curiosidades/2013/03/18/noticiascuriosidades,3024738/estudante-do-mit-cria-gelo-que-controla-a-embriaguez.shtml > Acesso em mar. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário