quarta-feira, 20 de março de 2013

Cultura [Fortaleza]: Equipamentos culturais de Fortaleza

Por Ana Wanessa Bastos

Quer saber quais são os equipamentos culturais da cidade de Fortaleza?

Livro Localizador Cultural de autoria de Sandra Maciel  apresenta os equipamentos culturais de Fortaleza.

Fonte da imagem: http://www.livrariacultura.com.br/

Equipamentos culturais: museus, teatros, salas de espetáculos, arquivos públicos, centros de documentação, cinemas e centros culturais –  locais de trocas e de disseminação da cultura. 

Fique sabendo:

Pontos de Cultura

O Ceará possui 280 pontos de cultura, já a cidade de Fortaleza possui 48. 

Norma Paula foi quem implantou os pontos de cultura no Ceará através da ação prioritária do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Atualmente, continua como coordenadora do Ponto de Cultura no Estado.  

Mas afinal, o que é o ponto de cultura?

O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Como um parceiro na relação entre estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a sociedade civil.
A adesão à rede de Pontos de Cultura é voluntária, realizada a partir de chamamento público, em editais lançados pelo Ministério da Cultura, pelos governos dos Estados ou pelas Prefeituras. Eventualmente, outras instituições públicas podem ser responsáveis pelo chamamento público.
Outras linhas de fomento a Pontos de Cultura também são possíveis: Pontos de Leitura, Pontinhos de Cultura, Pontos de Memória, Pontos de Bens Registrados como Patrimônio Imaterial.
 No sítio do Ministério da Cultura constam informações numéricas sobre a evolução do Programa de 2004 a 2012:

Nenhum comentário:

Postar um comentário