terça-feira, 5 de março de 2013

PATATIVA DO ASSARÉ UM MARCO NA HISTÓRIA DO CEARÁ E DO BRASIL. "Se vivo estivesse, nosso poeta do sertão, Patativa do Assaré, completaria hoje 104 anos."

Tempos em que já não é mais preciso ter um título de Doutor para  ser Presidente da República ( LULA - nordestino arretado! Lutou pelo POVO e não - pela burguesia/grandes empresas - em todo o seu governo) e muito menos Poeta (PATATIVA DO ASSARÉ/ NORDESTINO DO MEU ORGULHO!).

Notícias na Net Sobre o 104 anos de Patativa.  

ASSARÉ COMEMORA 104 ANOS DE PATATIVA DIA 03 DE MARÇO


TVAssembleiaCearaPaulo 

Freire tem uma máxima que se aproxima bem a forma de Patativa.


"Você aprende a ler o mundo antes de aprender a ler as palavras."

- Já dizia Paulo Freire (2001) que aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo -



Alguns livros sobre Patativa do Assaré
"Patativa do Assaré: a trajetória de um canto trata-se de uma densa reflexão sobre o significado de sua vida e de sua obra. O autor faz um trabalho investigativo da obra de Patativa, comparando os elementos sociais que o circundam (seca, miséria, sertão, etc.) com as escolhas estéticas em sua obra. Uma biografia de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, um dos maiores poetas do Brasil. No primeiro capítulo, são mostradas as etapas da pesquisa realizada durante alguns anos, os caminhos das ""descobertas"", partindo depois para um apanhado de sua história, rico em relatos do próprio poeta, biografias e documentos. Neste segundo capítulo fica clara a condição do homem Patativa do Assaré, do cidadão, do agricultor, do pai. LuizTadeu busca os códigos voz/letra/mídia para uma construção do signo Patativa do Assaré e, unindo-os ao olhar de pesquisador do autor, analisa a trajetória da vida e da obra do poeta nordestino. Traça, também, um paralelo entre esses códigos e a tríade"
Fonte AQUI
 Fonte: AQUI
Fonte: AQUI

 Fonte: AQUI
 Fonte: AQUI
 Fonte: AQUI
Fonte: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário