domingo, 24 de março de 2013

Grupo Boticário investe em centro de pesquisas


O Grupo Boticário investiu R$ 37 milhões em um novo centro de pesquisas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Antes, o trabalho era realizado em seis áreas diferentes espalhadas pela sede. Agora, tudo será feito em um imóvel que tem 8 mil metros quadrados de área construída e no qual trabalham 230 pessoas. Nele há 2,3 mil produtos em desenvolvimento, com lançamento garantido entre 2013 e 2015, fora os que ainda estão em fase inicial de estudo e podem ser descartados. Metade do faturamento vem de novos produtos.
O centro de pesquisas, que ficou pronto em 15 meses e entrou em operação em fevereiro, faz parte dos investimentos de R$ 464 milhões realizados no ano passado pelo grupo. O diretor da área, Richard Schwarzer, conta que o número de trabalhadores ligados à pesquisa cresceu 40% em dois anos e, se houver demanda, agora há espaço para a equipe dobrar de tamanho. Segundo ele, as pesquisas podem ser aprofundadas com a evolução dos recursos tecnológicos e espaços criados no local para testes com consumidores.
Em 2012 o grupo lançou 1,6 mil produtos, sendo 500 para a marca de maquiagem “quem disse, Berenice?”. Para a marca O Boticário são criados entre 500 e 600 itens por ano. De acordo com Schwarzer, de 2,5% a 3,5% do faturamento, que foi de cerca de R$ 6,6 bilhões no ano passado, é destinado para pesquisa e desenvolvimento.
“Visitantes internacionais que já conheceram nossa nova estrutura dizem que não devemos nada a nenhuma empresa de fora”, diz ele, enquanto apresenta as diversas salas para testes e análises. Há cabines secas e úmidas para avaliação da hidratação da pele, outras para testes de duração do perfume, rastro (a distância que a fragrância percorre) e outros espaços. Há também uma biblioteca de fragrâncias com capacidade para 8 mil produtos.
O processo de criação, explica o executivo, pode durar de três meses a dois anos e vai da identificação da oportunidade, busca dos atributos, testes, registro e liberação para venda. O centro atende todas as marcas (O Boticário, Eudora, Skingen e “quem disse, Berenice?”), tanto em maquiagem, perfumes, cremes e outros. Há também um grupo dedicado para itens voltados para datas comemorativas. Leia matéria na integra AQUI
(Com informações do Valor Econômico)
FONTE: http://www.anpei.org.br/

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