terça-feira, 26 de março de 2013

Fortaleza/Ceará: Zelar por nossas Bibliotecas é preciso!

A priori a biblioteca foi definida como coleções de registros escritos. Esta desempenha uma importante função, embora esta função nem sempre alcance pleno reconhecimento em todas as sociedades, por razões de ordem histórica cultural.


As bibliotecas, são tidas como repositórios de materiais impressos, tem-se uma visão mais adequada de função quando se encara a biblioteca sob a perspectiva cultural, COMO MEMÓRIA COLETIVA DO GRUPO SOCIAL E, POR EXTENSÃO, DA PRÓPRIA HUMANIDADE, E da perspectiva de serviço público voltado para o fornecimento de informações/conhecimentos necessários ao exercício de atividades profissionais, e de meios que ensejem a fruição do saber e o prazer da leitura. Mais recentemente incorporou-se à biblioteca, particularmente, à biblioteca pública, a preocupação em propiciar o acesso a informações que contribuam para o pleno usufruto da cidadania

BRIQUET DE LEMOS, Antônio Agenor. Bibliotecas. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra (Orgs.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005. p.101- 119.

Mas afinal, como estão tratando as bibliotecas públicas de nossa cidade e Estado? Qual importância que estão dando a este bem histórico,cultural e informacional na nossa cidade/Estado?  

FORTALEZA,CERÁ
Vejamos como andam as nossas bibliotecas tanto a nível MUNICIPAL como a ESTADUAL através das seguintes matérias - matérias divulgadas recentemente: 
  • Quanto a Biblioteca Pública Municipal
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira

Ler matéria AQUI
  • Quanto a Biblioteca Pública Estadual
Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

Há 150 anos atrás o Bibliotecário Juvenal Galeno da Costa e Silva, já denunciava a situação de nossa biblioteca no Estado e até hoje parece que nada mudou?! 

Veja AQUI o relatório do bibliotecário em 25 de março de 1867. 


LER TAMBÉM


Livros digitais ajudam a revigorar bibliotecas públicas

Iniciativas são fortes em países como Estados Unidos e Reino Unido. Por aqui, ainda estamos longe da digitalização

AMANDA POLATO

ler a matéria AQUI

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário