segunda-feira, 4 de março de 2013

Cearense visita o Mobile World Congress

 O Povo - 01/03/2013

Terminou ontem, em Barcelona, na Espanha, o maior evento global de comunicações móveis, o Mobile World Congress 2013. O POVO esteve lá e conferiu as novidades no setor.


O Mobile World Congress (MWC 2013), que aconteceu em Barcelona, de 25 a 28 de fevereiro, reuniu as novidades em tecnologia para dispositivos móveis de comunicação.
 
Dizer que o Brasil um dia emprestaria dinheiro ao FMI e que todo brasileiro teria um aparelho celular poderia ser uma boa piada no final do século passado. Estes dois fatos, tornados realidade uma década depois, foram citados pelo ministro das Comunicações Paulo Bernardo em palestra no Mobile World Congress (MWC 2013), que terminou ontem, em Barcelona.
Promovido pelo GSMA, uma organização que congrega quase todas as operadoras de celulares do mundo com cerca de 800 associados (mais do que os torcedores do Ferrim), o MWC 2013 foi um evento extraordinário, algo fenomenal (melhor que o Caetano e seu violão, no Réveillon de 2012).

Não me lembro de ter visto um evento similar na área de informática, em termos de:

- Infraestrutura: o Fira Gran Via, o Centro de Eventos de Barcelona, corresponde a seis ou oito vezes o nosso também monumental Centro de Eventos do Ceará, recém-inaugurado (a exemplo do Louvre... e do Beco da Poeira, é impossível “percorrê-lo” em quatro dias).

- Organização: segurança, serviço básico, atendimento de qualidade, e informação começando desde o aeroporto, passando pelo metrô e outras vias de transporte; (mais seguro que a Via Expressa dia de sábado, depois da meia noite)

- Conteúdo: presença dos principais atores mundiais, palestrantes, fabricantes e operadores na área de mobilidade (mais autoridades governamentais presentes do que no Cine Ceará).

Sistemas de comunicaçâo móvel
Sejam os celulares simples, tipo peba (todo aluno da periferia tem um), os chamados smarthphones, celulares com funcionalidades de um computador (todo funcionário público tem um), ou os famosos tablets (todo menino do buchão da Aldeota tem um), os dispositivos móveis estão no cotidiano do homo sapiens eletrônico.

Dispositivos móveis estão se expandindo em taxas acima do que se imaginava (perde só para a Igreja Universal) no início deste século. Senão, vejamos o tempo que as tecnologias levaram para alcançar 50 milhões de usuários:
- A telefonia fixa: 74 anos
- Rádio: 38 anos
- Personal computer: 16 anos
- Televisão: 13 anos
- Dispositivos móveis: 5 anos.
As inovações têm acontecido tanto na tecnologia eletrônica empregada na fabricação de dispositivos móveis, quanto nas novas aplicações desenvolvidas até então não imaginadas (ver filme dos Jetsons na TV, década de 60) e, principalmente, na intromissão desta tecnologia em outras áreas do conhecimento humano. É o caso do mHealth (aplicação de dispositivos móveis na saúde), um dos destaques do Mobile World Congress 2013.

Há de se reconhecer que os aparelhos celulares têm sido, na verdade, os principais atores na “briga do rochedo contra o mar” que tem sido a inclusão digital, cujos baixos índices alargam o fosso socioeconômico característico dos chamados países subdesenvolvidos (os da África e Brasil) e em desenvolvimento (Brasil e os da África).

Números
67mil participantes, vindos de 205 países, dentre os quais 38 mil líderes e 3.500 diretores executivos de empresas.

1.500 expositores ocupando 70.500 metros quadrados de espaço para exposição e reuniões de negócios.

500 profissionais de imprensa, representando os meios de comunicação de 92 países.

Matéria Disponível através do link  http://www.opovo.com.br/app/opovo/tendencias/2013/03/01/noticiasjornaltendencias,3014691/cearense-visita-o-mobile-world-congress.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário