segunda-feira, 4 de março de 2013

Alunos realizam fórum de debate sobre a internet



Diário do Nordeste - 01.03.2013 

Aspectos positivos e negativos foram mostrados para jovens de 12 escolas de Fortaleza

Nesta semana, uma adolescente de 14 anos, de Pacajus, desapareceu após ter conhecido uma pessoa pela internet. A menina ainda não foi encontrada. Pensando neste caso, e em tantos outros perigos, estudantes de 12 escolas estaduais da cidade de Fortaleza realizaram, durante todo o dia de ontem, o I Fórum Regional da Juventude, no Colégio Liceu de Messejana. Na ocasião, os participantes discutiram o tema "Juventude e a Internet: seus benefícios e malefícios".

Toda a preparação do evento foi realizada pelos estudantes do Projeto Jovem de Futuro, realizado em 100 colégios, iniciado no ano passado. Foram 150 convidados entre coordenadores, diretores, professores e alunos FOTO: ALEX COSTA

O evento foi todo preparado pelos alunos que fazem parte do Projeto Jovem de Futuro, realizado em 100 colégios estaduais de todo o Ceará, iniciado no ano passado. Foram convidadas 150 pessoas, entre coordenadores, diretores, professores e alunos.

De acordo com a supervisora do projeto, Deusijane Borges Felipe, o tema foi escolhido pelos próprios alunos. Ela contou que foram feitas reuniões com professores, diretores e alunos das 12 escolas. "Nos encontramos para planejar o fórum. Cada escola preparou uma atividade de acordo com a sua realidade. Foram pedidas sugestões que pudessem ser apresentadas e compartilhadas com todos", ressaltou.

Espetáculos

Todas as ações foram elaboradas para tratar o tema de forma lúdica. Entre as criações, os alunos preparam peças teatrais, danças, coreografias, dinâmicas e música. Dentro da programação ainda foram realizadas apresentação de documentário sobre "Benefícios e Malefícios da Internet", debate "Curtir/Não Curtir" e apresentação sobre leis e casos acontecidos na Internet.

O evento começou com os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Maranhão. Eles, de forma interativa, mostraram à plateia lotada do auditório do Liceu de Messejana quais os pontos negativos e os positivos que podem ser encontrados na internet.

De acordo com a estudante Sâmela Soares, 16 anos, da Escola José de Alencar, o tema escolhido para o fórum foi muito importante, pois, atualmente, o computador e, consequentemente, o uso das redes sociais, faz parte do dia a dia dos jovens. Para o aluno Mateus de Lima, de 18 anos, da Escola Heráclito de Costa e Silva, são muitos os benefícios e malefícios da internet e, por isso, são necessários momentos de esclarecimentos.

"Bullyng, homofobia, pedofilia foram alguns dos malefícios encontrados e discutidos, assim como também podemos observar que, pela internet, podemos conhecer o mundo, fazer pesquisas, aumentar nossos conhecimentos", afirmou a aluna Viviane Diniz de Oliveira, de 17 anos, do Liceu de Messejana. Quem também participou do momento foi o professor do Instituto Federal do Ceará e professor substituto da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), Denys Sales. Ele fez uma palestra sobre o tema. Para ele, navegar não é perigoso, mas arriscar-se sim.

Iniciativa
O Projeto Agente de Futuro funciona em 100 escolas estaduais. Cada sala de aula possui um agente, que representa outros alunos, levando informações para os responsáveis pela escola, mantendo o elo entre aluno e direção. Eles também podem atuar como monitores, ajudando outros estudantes em trabalhos e disciplinas escolares. O objetivo é melhorar a qualidade da aprendizagem.

EVELANE BARROSREPÓRTER

Matéria Disponível através do link http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1237640

Nenhum comentário:

Postar um comentário