quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Oportunidades para bibliotecários vão além do trabalho tradicional Biblioteconomia

04/02/2013


Atuar em qualquer organização onde existam atividades ligadas a armazenamento e à organização de informações (tanto no ambiente físico quanto no virtual), como empresas de comunicação, provedores de internet, arquivos, museus e, é claro, bibliotecas. Essas são algumas das possibilidades para quem se forma bacharel em biblioteconomia, segundo a coordenadora do curso oferecido pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Vânia Alves Lima.

"Um segmento em expansão é o das assessorias de serviços de informação. Depois de formados, os profissionais podem atuar de forma autônoma, inclusive pela constituição de empresas especializadas para a prestação desse serviço", diz.

O mercado tradicional também deve oferecer muitas oportunidades para os graduados, dado que uma lei federal prevê que até 2020 o Brasil precisará zerar um déficit de 130 mil bibliotecas nas instituições de ensino públicas e particulares.

Vânia diz que a atuação do bibliotecário tem sofrido alterações com o emprego de novas tecnologias.

"Além das informações que já nascem no ambiente virtual, existe grande demanda para a digitalização dos acervos, o que tornou necessário o domínio de softwares e equipamentos para esse fim", afirma.

Salário inicial

R$ 2 mil

Duração do curso

Até 5 anos

Disciplinas

Fundamentos em biblioteconomia e documentação, geração e uso da informação, análise documentária, informática documentária.

'É preciso ter atenção e paciência para atuar na área'

Atendimento a usuários exige sensibilidade para interpretar demandas e dar aceso à informação 

Para a estudante de biblioteconomia Bárbara Silva, atenção e paciência são as característica mais importantes para quem vai trabalhar como bibliotecário. "É uma área em que se lida muito com o público e o atendimento ao usuário é sempre algo muito personalizado, cada um tem uma necessidade", diz.

Segundo ela, muitas vezes as pessoas não têm clareza do que precisam. "Então, tenho de ser paciente e me esforçar para interpretar quais são as necessidades e facilitar o acesso às informações", explica a estagiária, que atualmente cursa o quarto semestre da faculdade de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio).

Há sete meses estagiando na biblioteca de um escritório de direito, Bárbara vê com otimismo as perspectivas para a carreira. "É uma área na qual até pouco tempo não havia muita procura nos cursos superiores, consequentemente há pouca gente formada e pouca gente concorrendo às vagas disponíveis", observa. "Além disso, a área de atuação é ampla. Posso trabalhar em qualquer lugar onde haja a necessidade de se organizar alguma informação", avalia.

Os concursos públicos estão entre as possibilidades que Bárbara vislumbra para o futuro. "Penso em prestar concurso", diz ela, apesar de reconhecer estar atraída pela área jurídica. /L.C.

O Estado de São Paulo de 03.02.2013 – Caderno Empregos – Formação Profissional, pag. 3

Fonte: http://www.cfb.org.br/noticias-cfb.php?codigo=1071

Nenhum comentário:

Postar um comentário