quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[Brasilien in Frankfurt] Brasil, tema da Feira do Livro de Frankfurt de 2013


Será em outubro.

É justificada a preocupação com os preparativos para a Copa das Confederações, este ano; a Copa do Mundo de futebol, ano que vem; e as Olimpíadas em 2016. Temos que prestar atenção em cronogramas, não só de estádios, mas das obras na infraestrutura; vigiar a expansão dos orçamentos.

E mais: acho reacionário, seqüela do tipo de crítica cultural que examinei em uma postagem anterior neste blog, contrastar a recepção apoteótica a personalidades e eventos do esporte e aquela, minguada, à cultura. Monteiro Lobato fazia isso, na década de 1930; entristecido, observava que multidões haviam comparecido à chegada de um campeão de boxe, e ninguém àquela de um cientista importante. Não adianta: a escala de diferentes categorias de eventos não é a mesma; mas, felizmente, sua projeção na diacronia também; por isso, hoje Einstein é mais lembrado e citado que Primo Carnera. Ademais, eventos literários repercutem, sim – Flip, Bienal do Livro e sucedâneos rendem matérias e atraem público; premiações anuais, acaloradas controvérsias (inclusive um recorde de acessos neste blog, a propósito do Jabuti e Biblioteca Nacional).

Ainda assim, é esquisito ninguém tocar neste assunto: nós na próxima Feira de Frankfurt. Nenhum comentário na imprensa; sequer nos ambientes letrados.

Nossos editores conhecem, vão lá todo ano. Estão, contudo, habituados a comprar, não a vender: Feira de Frankfurt, principal evento do mundo na modalidade, é centrada na negociação de direitos autorais. A relação é de mão única – todos atentos à chance de adquirir algum best seller, e não àquela de vender títulos nacionais. E nossos autores padecem, em sua maioria, de um arraigado provincianismo; afirmação de nacionalismo, para eles, é mostrar que não estão nem aí para o que se passa no exterior. Críticos e jornalistas da literatura estão devendo um balanço das ocasiões em que estivemos lá fora; um exame das ações culturais, comitivas e critérios subjacentes; e, principalmente, dos resultados. leia a matéria completa AQUI

Fonte: http://claudiowiller.wordpress.com

Brasilien in Frankfurt, ACESSE
http://www.brazil13frankfurtbookfair.com/de/news/aktuell.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário