quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Futuro será 'BIG'

Fonte da Imagem:La Presse Comunicação/Jornal O Dia via facebook



abordando a “velha” tríade ... dados, informação e conhecimento 


Davenport (1998) apresenta o termo dados com observação sobre o estado do mundo. Definido como “um conjunto de registros qualitativos ou quantitativos que organizado, agrupado, categorizado e padronizado adequadamente transforma-se em informação" MRANDA(1999, p. 285 apud VALENTIM, 2002).

A Ciência da Informação é um campo interdisciplinar que estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento. De acordo com Valentim (2002) o termo dados aparece muito na literatura da área de Ciência da Informação, assim como, da Informática.

A informação não é um fenômeno novo, tendo em vista que ela é o elemento sintoni­zador do mundo desde o início da vida. Conforme Drucker (1988 apud Davenport, 1998, p. 19) informação constitui-se de dados dotados de relevância e propósito.


Vivenciamos a Sociedade da Informação e conforme Valentim (2002) o que caracteriza esta como 'sociedade da informação' é basicamente a economia alicerçada na informação e na telemática, ou seja, informação, comunicação, telecomunicação e tecnologias da informação. Capurro e HjØrland(2007) afirmam que muito embora o conhecimento e a sua comunicação sejam fenômenos básicos de qualquer sociedade humana, é a ascensão da tecnologia da informação e seus impactos globais que caracterizam a nossa tão bem como uma sociedade da informação.

Todavia, não basta ter somente informação, tem que saber usá-la [conhecimento].  Mas, e o conhecimento? como Ikujiro Nonaka notou há tempos, muitas vezes é tácito – existe simbolicamente na mente humana e é difícil de explicar. [...] o conhecimento pode ser incorporado em máquina, mas é de difícil categorização e localização. (DAVENPORT, 1998, p.19). 
Nos tempos atuais o conhecimento é trabalhado como um ativo organizacional, sendo assim, sua apropriação, organização e gestão tem recebido uma devida atenção de estudiosos e pesquisadores ao redor do mundo. Choo (2006, p.17) trabalha a expressão organização do conhecimento e afirma que está é aquela que possui informações e conhecimentos que a tornam bem informada e capaz de percepção e discernimento. Estes que, por sua vez, lhe conferem uma vantagem, permitindo-lhe agir com inteligência, criatividade e, ocasionalmente, com esperteza.  


Na Revista Information Management, BIG DATA na era da informação extrema

Fevereiro/2013


"os dados estão se tornando a nova matéria-prima no negócio" 

(Craig Mundie, researcher and strategy Microsoft)

Veja: 

2 comentários:

  1. Ana, realmente e finalmente a "trecnologia" começa a atingir um status fantástico, que vai possibilitar unir dados para serem usados como cada um deseja, dentro de sua jornada pessoal.
    Curti seu blog, virei seu fã, syn!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rico! :) Creio que a evolução da tecnologia desempenha um papel fundamental no processo da passagem do subdesenvolvimento para o desenvolvimento e requer uma mudança coletiva da sociedade, numa relação entre o homem e o mundo no qual exige que cada um possa manusear a realidade com recursos cada vez mais elaborados.

    ResponderExcluir