quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Menos da metade dos professores de escolas públicas leem no tempo livre


Segundo pesquisa, para quase 35% dos docentes o hábito da leitura é raro ou inexistente

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA BRASIL

Uma pesquisa realizada pelo QEdu: Aprendizado em Foco, parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, mostra que menos da metade dos professores das escolas públicas brasileiras têm o hábito de ler no tempo livre.  
Baseado nas respostas dadas aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o levantamento do QEdu mostra que dos 225.348 professores que responderam à questão, 101.933 (45%) leem sempre ou quase sempre, 46.748 (21%) o fazem eventualmente e 76.667 (34%), nunca ou quase nunca. 
Para além da falta do hábito de leitura, a questão pode estar ligada a infraestrutura. "O número de professores que não leem é chocante, mas isso pode estar ligado ao acesso. É preciso lembrar que faltam bibliotecas e que um livro é caro. Um professor de educação básica ganha em média 40% menos que um profissional de ensino superior. Acho que faltam políticas de incentivo. Não acredito que seja apenas desinteresse", diz a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Leia matéria na íntegra AQUI
Fonte: http://revistaepoca.globo.com/

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