segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Biblioteca Comunitária necessita de doações para continuar existindo


Prédio atual foi vendido e integrantes da biblioteca não tem um novo local. Prazo de desocupação se encerra dia 13
 Itu - Há cerca de um mês, o prédio onde está localizada a Biblioteca Comunitária Professor “Waldir de Souza Lima”, na rua Floriano Peixoto, 238, Centro, foi vendido. Com isso, o espaço de cultura, debates, demonstrações artísticas, com participação de jovens, famílias, estudantes e até mesmo turistas, terá de sair do local. Por enquanto, não há uma sede para manter suas atividades, iniciadas em 2008.
“O prazo final para nos retirarmos do prédio é dia 13 de fevereiro. Vamos lutar para, quem sabe, poder estender mais uns dias este prazo, mas temos encaixotado todos os livros, DVDs e fanzines (revistas) que haviam sido doados para a Biblioteca”, explica o voluntário José Renato Galvão.
Após a saída definitiva do atual prédio, Galvão revela o destino dos milhares de livros, dentre outros materiais pertencentes à Biblioteca. “Como ainda não encontramos um novo espaço para darmos continuidade à biblioteca, nós vamos dividir o material entre os voluntários, que guardarão tudo em suas respectivas casas, até o momento em que pudermos dar sequência ao projeto”. 

O também voluntário Sérgio Christo explica as dificuldades em manter a biblioteca e pede ajuda da população. “Desde que começamos esse sonho de levar para toda a população cultura, debates e poder integrar jovens, familiares, a sociedade como um tudo, tivemos dificuldades. Pois sempre tivemos que contar com a ajuda de cada um. Uma pessoa para ceder o espaço, pessoas que doassem livros, DVDs, fanzines, dentre outras coisas, que viessem de forma voluntária para apresentações, simplesmente para ajudar no projeto. E agora a situação é um pouco complicada, pois novamente vamos precisar da ajuda de todos, da união das pessoas para a Biblioteca que batalhamos para o povo, continuar existindo. Sempre fomos muito gratos a todas as pessoas que lutam junto com a gente para que o projeto continue firme e pedimos mais uma vez que essa união exista”.
Para que haja uma nova interação da sociedade em prol da Biblioteca, foi postado um vídeo explicativo na página “Biblioteca Comunitária” na rede social Facebook, falando sobre a importância de participar mais uma vez desse trabalho voluntário tão importante. É o que explica Christo: “Estamos fazendo uma campanha nas redes sociais explicando o que está acontecendo, da importância e de como as pessoas podem ajudar a biblioteca. Felizmente as pessoas já estão divulgando esse vídeo, compartilhando, nos dando apoio nessa luta.”.
Sérgio ainda diz quais são as necessidades da Biblioteca neste momento. “Pedimos que as pessoas que puderem doar seu tempo, venham até o local que permaneceremos até o dia 13 de fevereiro, conheçam nossas ideias e nos ajudem nessa mudança. Pedimos também doações em dinheiro, materiais para construção de uma nova sede ou até mesmo se existir alguém interessado em nos ceder um espaço para recomeçarmos seria muito bom”, comenta o voluntário que completa: “É importante lembrar que mesmo sem lugar fixo, quem quiser entrar em contato para que possamos fazer apresentações teatrais e festas culturais com a intenção de conseguir rendas para um novo local para a Biblioteca, será muito bem-vindo. Seria um bem para todo o povo, que possui essa opção de cultura”.
Para os interessados em realizar qualquer tipo de doação acima citada, é possível entrar em contato pelo e-mail: ajude@comunteca.com.br ou pelo telefone : (11) 98445-6122, com Renato. Quem quiser, até o dia 13 de fevereiro, poderá se dirigir até a Biblioteca Comunitária, entre 14h e 22h, para conhecer o grupo de voluntários, seus projetos e realizar doações.


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