terça-feira, 22 de janeiro de 2013

[CINEMA] Plano Crítico lança especial contendo as críticas de todos os filmes do diretor Quentin Tarantino

Não se pode dizer que Quentin Tarantino é um dos diretores mais prolíficos de Hollywood, pelo menos não se compararmos seu tempo de carreira desde o primeiro longa metragem para cinema, Cães de Aluguel, com a quantidade de filmes que dirigiu. Afinal, em 20 anos, ele dirigiu, “apenas”, oito filmes, já contando com Django Livre, que será lançado, no Brasil, no dia 18 de janeiro de 2013, isso se não houver modificação da data pela distribuidora, claro.
Mesmo assim, Tarantino provou-se como um dos mais influentes diretores de sua geração, com obras de qualidade indiscutível. Quem não se lembra da perfeitamente lógica explicação da letra de Like a Virgin de Madonna em Cães de Aluguel, dos inteligentes diálogos em Pulp Fiction, da luta de espadas entre a Noiva e os Crazy 88 em Kill Bill – Volume 1 e da inacreditável atuação de Christoph Watlz em Bastardos Inglórios, dentre tantos outros momentos?
É aquela velha história: quantidade não necessariamente reflete qualidade. E o currículo de Tarantino deixa isso às escâncaras. Mesmo aqueles mal-humorados que não cansam de acusá-lo de plagiador têm que dar o braço a torcer para sua técnica da direção e seus roteiros. Afinal de contas, nas artes em geral e no cinema em particular, o reaproveitamento de ideias é lugar comum e devemos literalmente ficar agradecidos por, às vezes, termos diretores que sabem aproveitar o que já existe, copiando mesmo o material fonte, mas emprestando a ele sua própria e original assinatura. E, se falamos em cópia, quantos diretores já não tentaram, de uma forma ou de outra, copiar o próprio Tarantino?
(...)
Fonte: Plano Crítico
Acesso em: 18/01/2013

Caio Viana
Crítico de Cinema e Editor-Chefe

Nenhum comentário:

Postar um comentário