segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

UNNIVERSITÁ – Fórum de Inovação em Instituições de Ensino Superior


O QUE É
O grupo de Inovação em Instituições do Ensino Superior é um núcleo gerador de soluções inovadoras em instituições de ensino superior e em outros ambientes de aprendizagem. Entendemos que a universidade é um segmento de importância estratégica para fomentar ações empreendedoras, processos de inovação e transferência de conhecimento para as empresas. Portanto, esse é mais um espaço para o desenvolvimento de competências das instituições de ensino para capacitá-las a agregar valor econômico e social.

OBJETIVOS
• Atuar junto as Instituições de Ensino Superior com orientações de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em consonância com as Estratégias Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI do MCTI.
• Atuar na reestruturação organizacional das IES buscando a criação de modelos acadêmicos sistêmicos e não fragmentados.
• Assessorar as Instituições de Ensino a implementar uma cultura de inovação.
• Capacitar gestores de instituições de ensino a entender o empreendedorismo acadêmico e formas de gerar inovação.
• Difundir os conceitos de empreendedorismo acadêmico.
• Atuar em rede com outros pesquisadores de Inovação Acadêmica para a promoção de seminários, fóruns, ações de partilha do conhecimento e programas de capacitação.

MISSÃO
Concretizar idéias de inovação acadêmica, conectando gestores institucionais, pesquisadores e empresas para a transformação do ensino superior no Brasil.

ESTRUTURA
“Heróis são as pessoas que se afastam da senda traçada pela tradição e ingressam na floresta densa da experiência original. A coragem de enfrentar julgamentos e trazer um novo conjunto de possibilidades para o campo da experiência para ser experimentado por outras pessoas é a façanha do herói.” (Joseph Campbell, em “O Poder do Mito”, 1988).
A busca pelo tema Inovação no Ensino Superior nasceu no programa de mestrado em Gestão da Inovação da FEI, em que a Profa. Maria Carmen Tavares Christóvão, representando o segmento e o Prof. Dr. Roberto Carlos Bernardes deram início a pesquisas sobre as reformas educacionais internacionais e modelos inovadores de instituições no Brasil e exterior. Em novembro de 2011 promoveram na FEI, o I Fórum Nacional de Inovação do Ensino Superior com a presença de mantenedores, gestores e pesquisadores para debater sobre o cenário do ensino superior brasileiro com representações dos segmentos públicos e privados. Nessa trajetória um dos grandes incentivadores tem sido também o Profº. Dr.Jeroen Klink, Diretor de Ciência e Tecnologia da recém-criada UFABC (Universidade Federal do ABC). Outros atores tem se juntado ao grupo e, sobretudo empresas que buscam aproximação com a universidade.

PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO
São seminários, workshop, encontros e atividades pensadas de acordo com a necessidade de cada IES.
Os programas de capacitação possuem foco no processo de reestruturação acadêmica e desenvolvimento de uma cultura de inovação. Por reestruturação acadêmica entendemos a construção de modelos diferenciados dos praticados pelas IES, embasados na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em que as estruturas lineares e departamentais são substituídas por uma estrutura maleável e aberta, menos fragmentada, permeável aos novos modos e ritmos de apropriação do conhecimento.

EVENTOS
• I Fórum de Inovação do Ensino Superior Particular – Realizado na FEI , em novembro de 2011, contou com a presença do Diretor Executivo do SEMESP, Rodrigo Capelato apresentando o tema “O cenário do Ensino Superior no Brasil”.
• Workshop Business Model Design – Ação de empreendedorismo acadêmico numa proposta que combina os conceitos de Design Thinking e um exercício de potencialização de novos negócios por meio de um modelo visual de tangibilização envolvendo alunos, professores, coordenadores, diretores, uma empresa de startup avaliados por uma banca de executivos.
Fonte: http://www.blogdafei.com.br/innovares/grupo-de-inovacao-em-instituicoes-de-ensino-superior/

Nenhum comentário:

Postar um comentário