segunda-feira, 12 de novembro de 2012

LITERATURA INFANTIL: TEORIA E PRÁTICA


Por Francisco F. Zaiden 

Segundo Maria Antonieta Antunes Cunha a literatura infantil teria surgido a partir do momento em que os ideais burgueses atingem seu ápice no século XVIII. Neste período não existia um espaço reservado à infância, pois eram escritos pelos adultos que muitas vezes colocavam nos livros infantis sua forma de ver o mundo, desta forma não desempenhava nenhum fascínio ou o gosto pela leitura na criança.
No séc. XVIII, a Literatura Infantil ganha mais espaço, nesta época o tipo de educação era o pedagogo, a Literatura deixa de ser um jogo verbal para caracterizar-se pela busca do conhecimento. Essa preocupação da literatura dirigida à criança vai de encontro com a sociedade burguesa, nessa época o ensino secundário era privilégio da burguesia enquanto que o povo só tinha acesso ao primário, isso justifica a distância da literatura infantil entre os séculos XVII e XVIII.
FONTE : http://www.pedagogiaaopedaletra.com/

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