terça-feira, 11 de setembro de 2012

Muito bacana o Projeto!!! Começa distribuição gratuita do quarto título do projeto “De mão em mão” 'Histórias de horror' inclui contos de Poe, Conan Doyle e Joseph Conrad


Banca do projeto De mão em mão
[04/09/2012] 

O projeto “De mão em Mão”, parceria entre a Fundação Editora da Unesp, Prefeitura de São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, acaba de ganhar mais um título, que já está sendo distribuído gratuitamente aos paulistanos em quatro terminais de ônibus urbanos.
O novo título, 'Histórias de Horror', cuja tiragem inicial é de 20 mil exemplares, inclui contos de autores como Edgar Allan Poe, Athur Conan Doyle e Joseph Conrad. O projeto abrange ainda outros três títulos – Missa do Galo, de Machado de Assis, lançado em dezembro de 2011, Contos paulistanos, de Antônio de Alcântara Machado, e A nova Califórnia e outros contos, de Lima Barreto, cada um com tiragem de 20 mil exemplares.
Lançado em dezembro/2011, o “De Mão em Mão” distribuiu à população da capital cerca de 46 mil exemplares dos três títulos até o fim de agosto – 11 mil dos quais referem-se a Missa do Galo, de Machado de Assis, distribuídos no início do ano, em quiosques montados em quatro terminais de ônibus da capital, com apoio da SPTrans (Mercado, Santo Amaro, Pirituba e Carrão).
A obras são selecionadas por um conselho editorial composto por José de Souza Martins (sociólogo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo), Luciana Veit (editora), Sérgio Vaz (poeta e fundador do Sarau da Cooperifa), Heloísa Jahn (editora e tradutora), Jézio Hernani Bomfim Gutierre (professor de Filosofia da Unesp e Editor Executivo na Fundação Editora Unesp), Samuel Titan Jr. (professor de teoria literária na USP, tradutor e revisor) e Carlos Augusto Calil (professor de cinema na USP e atual Secretário Municipal de Cultura).
O “De Mão em Mão” foi inspirado na iniciativa colombiana “Libro al viento”, que recebeu o aval da Unesco e contribuiu para que Bogotá fosse declarada a Capital Mundial do Livro em 2007. O projeto paulistano busca estimular os leitores a passar as obras adiante, "de mão em mão", ou a devolver os livros nos mesmos postos onde os retiraram, para que cheguem a outras mãos.
Sobre o título - Este livro reúne alguns dos nomes mais importantes da ficção de horror, todos nascidos no século 19, época em que se definiram as regras do gênero, sobretudo a partir das histórias criadas pelo norte-americano Edgar Allan Poe.
Joseph Conrad (1857-1924), o polonês autor do cultuado O coração das trevas, foi marinheiro na juventude; suas experiências e percepções da época em que viveu no mar à mercê dos humores do oceano, bem como as histórias contadas pelos outros marujos, estão presentes em toda a sua obra. “A Fera”, conto publicado em 1908 e presente nesta edição, é uma das histórias que lhe contaram.
Ambrose Bierce nasceu em 1842, nos Estados Unidos, e foi Oficial do Exército da União durante a Guerra Civil (1861-5) – presente em muitos de seus contos. Em 1913, aos 71 anos, foi para o México, supostamente com a intenção de unir-se às tropas de Pancho Villa, e nunca mais foi visto. “A janela vedada” fala de uma perda e de uma dor tão terríveis que parece não haver palavra ou imagem capaz de representá-las.
Arthur Conan Doyle (1859-1930), o médico escocês criador do detetive Sherlock Holmes, autor de tramas policiais que apaixonavam o público, interessava-se, em especial, pelo ocultismo. O protagonista de “O cirurgião de Gaster Fell” é um médico que se isola para estudar antigos conhecimentos místicos e tem revelações surpreendentes.
Robert Louis Stevenson (1850-1894), também escocês e autor de O médico e o monstro – um dos maiores clássicos da ficção de horror –, escreveu “O rapa-carniça”, com sua terrível revelação, em 1884. Horacio Quiroga (1879-1937) escreveu o “O travesseiro de penas”, texto exemplar da obra desse escritor uruguaio cuja vida aventurosa, marcada por perdas terríveis e violentas, inspirou contos exasperados, permeados de angústia.
Edgar Alan Poe (1809-1849) publicou “Os fatos no caso do sr. Valdemar” no mesmo ano em que lançou “O corvo”, que o tornou famoso como poeta. No conto, convergem duas áreas de interesse de Poe: a ficção científica e o horror. A linguagem é tão convincente que, na época da publicação, muitos leitores acreditaram que tudo fosse verdade…
Próxima obra - São Paulo, comoção da minha vida, coletânea de prosa e poesia inéditas de Mário de Andrade, será a próxima obra a integrar o acervo do projeto “De Mão em Mão”. Organizada por Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, resume, a partir do título, um verso do escritor paulistano, a ligação essencial do artista com uma cidade por ele transfigurada em sua criação.
Serviço
Terminal Mercado: Avenida do Estado, 3350, Centro (ao lado do terminal Parque D. Pedro II)
Terminal Santo Amaro: Avenida Padre José Maria, 400 (ao lado da Estação Largo 13 – Linha 5 Lilás do Metrô)
Terminal Pirituba: Avenida Dr. Luís Felipe Pinel, 60 (ao lado da Estação Pirituba - Linha 7 Rubi da CPTM)
Terminal Carrão: Avenida 19 de Janeiro, 884. Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados das 10 às 18h.
O livros também podem ser baixados gratuitamente a partir do site http://www.projetodemaoemmao.com.br/index.asp.

Celia Demarchi, Editora Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário