quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Intercom de 2013 terá o tema “Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”.

Intercom 2013 discute a subjetividade que marca o século XXI


O Congresso Nacional da Intercom de 2013, que será realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), terá o tema “Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”. Aprovado pelos sócios em assembleia geral em Fortaleza (CE), o assunto deverá ser debatido pelos pesquisadores ao longo de um ano, até Manaus.
O assunto foi proposto pelo Presidente de Honra da Intercom, José Marques de Melo, e pela Diretora Científica da entidade, Raquel Paiva. Para o professor, este é o tema do momento. “Os paradigmas de Comunicação estão mudando. Ficamos muito tempo acostumados a uma Comunicação de massa, unidirecional. As novas tecnologias recuperam a humanidade do cidadão, que estava sendo perdida”, afirma.
Para o ex-presidente da Intercom, é preciso pensar na subjetividade. “O ser humano tem emoções, inspirações, desejos, que estavam sendo deixados de lado”, diz Marques de Melo. Com as redes sociais, volta-se ao período de comunidades, de grupos primários, com comunicação permanente. Recentemente, o professor já tinha tratado do tema no Fórum publicado na última edição do Jornal Intercom.
A Vice-Presidente da Intercom, Marialva Barbosa, também ficou satisfeita com a escolha. “Gosto muito do tema. Discute a emergência do papel da Comunicação no século XXI, em que o ser se caracteriza por ações emocionais humanas baseadas em laços não evidentes”, avalia. Para Marialva, o século XXI é de afetos e afetações. “(O assunto) é extremamente atual, vamos pensar a Comunicação além de objetos, jornal, rádio e etc.”.
Para a professora, rede social neste caso é sinônimo de contemporâneo, indo além das redes sociais, como ficaram conhecidas as comunidades da internet. “Não é só tecnologia, não vamos ficar apenas discutindo isso. Vamos tratar dos novos limites e parâmetros do século XXI, governado por afetos, afetações, emoções e subjetividades”, garante Marialva.

Fonte: http://intercom2.tecnologia.ws

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