quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Disseminando..Curso de Conservação em acervos raros



EMENTA:

O curso desenvolve competências para o desenvolvimento de técnicas da conservação e restauração de acervos bibliográficos e documentais, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico cultural contido nos acervos das instituições públicas e privadas.

OBJETIVOS:

Capacitar e treinar os participantes de conhecimentos e práticas da conservação em acervos raros, orientados pela política atual da preservação, atuando contra as causas da destruição e má conservação, proporcionando maior prolongamento de vida útil destes acervos.

PROGRAMA:

Causas da degradação dos acervos;
Avaliação e diagnóstico;
Higienização: etapas e procedimentos;
Proposta de tratamento ao acervo diagnosticado;
Materiais e equipamentos usados nos trabalhos de conservação;
Práticas da conservação.

OBJETIVO:
Orientar aos participantes de conhecimentos e praticas da conservação de documentos gráficos orientados pela política atual da conservação, atuando contra as causas de destruição e má conservação destes acervos, proporcionando um melhor cuidado e maior prolongamento da vida útil de livros e documentos.

CONTEÚDO:

Princípios da conservação;
Causas da degradação do papel, avaliação e diagnostico do acervo;
Higienizacão: etapas e procedimentos;
Praticas da conservação;
Noções de encadernação.

SOBRE A PROFESSORA:

FRANCISCA EDWIGES PINHEIRO XIMENES
Conservadora e restauradora em acervos bibliográficos, documental e obras de arte. Formada em química industrial pela Universidade Federal do Ceará. Fez curso de restauração de documentos gráficos e obras de arte na Associação Brasileira de Encadernação e Restauro- ABER em são Paulo. Curso de especialização em Metodologia do Ensino de Arte pela Universidade Estadual do Ceará. Ministrou cursos de conservação e restauração em vários períodos através da Associação de Bibliotecários do Ceará e Biblioteca Pública do Estado e outras instituições. Trabalhou por 10 anos no laboratório de conservação e restauro como química e restauradora no laboratório de conservação e restauração da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.Trabalhou no Arquivo Público do Estado do Ceará .Prestou serviços em restauro em diversas instituições: Junta comercial do Estado do Ceará, Memorial do Tribunal de Justiça do Ceará, Centro Cultural Banco do Nordeste, Escola de Artes e Ofício Casa Tomaz Pompeu , Sobrado José Lourenço,Centro Cultural Oboé e acervos particulares. Atualmente presta serviços ao Instituto Histórico do Ceará e ao Memorial da Assembléia Legislativa do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário