segunda-feira, 10 de setembro de 2012

INPI apresenta o e-Patentes ao público no Congresso da ABPI

O e-Patentes, novo sistema eletrônico de recebimento de pedidos de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foi apresentado no dia 27 de agosto no XXXII Congresso de Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), realizado em São Paulo. O sistema estará disponível para o público a partir da segunda quinzena de novembro.
A exemplo do que já ocorre com os pedidos de registro de marcas, o sistema vai diminuir a incidência de erros no preenchimento da solicitação e o tempo de análise dos pedidos.
Segundo o presidente do INPI, Jorge Avila, a apresentação do sistema no Congresso da ABPI foi feita para aproveitar a presença do público no evento, uma comunidade potencial de usuários do e-Patentes.
No e-Patentes, o pedido em papel é escaneado para a atual plataforma, que incorpora a ela todos os eventuais erros que o depositante por ventura tenha cometido no preenchimento. O e-Patentes pode controlar muitos dos erros cometidos no papel e zera a ocorrência dos problemas decorrentes da digitalização. “Teremos os dados com mais facilidades e vamos economizar o tempo que hoje é gasto com a correção dos erros, o que consequentemente agiliza o processo como um todo”, contou. Ele disse ainda que o sistema é autoexplicativo e orienta de maneira ativa o preenchimento, ajudando a evitar erros. O e-Patentes vem sendo adaptado de outra ferramenta europeia nos últimos dois anos.
(Com informações da CNI)
Fonte: http://www.anpei.org.br/imprensa/noticias/inpi-apresenta-o-e-patentes-ao-publico-no-congresso-da-abpi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário