quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Revistas acadêmicas de alto impacto revelam segredos do crescimento

Publicado em PesquisaUSP Online Destaque por Redação em 13 de agosto de 2012


Foto: Reprodução
Thiago Minami, especial para o USP Online
Rankings internacionais avaliam o impacto de publicações científicas com base no número de vezes que seus artigos são citados em textos de outros periódicos. Publicar estudos relevantes o suficiente para conseguir um número grande de menções é uma das metas dos autores – e das revistas.
Em julho deste ano a a Thomson Reuters divulgou o 2011 Journal Citation Reports, com os fatores de impacto das principais revistas científicas no mundo. Elas estão divididas em edições separadas para “Ciência” e “Ciências Sociais”, num total de 10.677 periódicos de 2.552 editores em 82 países.
Três revistas da USP conseguiram índices acima de um: a Clinics, do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FMUSP) está em segundo na relação. A Revista de Saúde Pública, publicada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP), ocupa a quinta posição, e a Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, a décima sexta. As mais bem colocadas são as famosas Nature, com altíssimos 36,280 (a média mundial é de 2,5), e a Science, com 31,201. A Memórias do Instituto Oswaldo Cruz é a mais bem colocada brasileira, com 2,147. Ler matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário