terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mobilização de Bibliotecários


Conselho Federal de Biblioteconomia iniciou movimentoconclamando todos os bibliotecários e a sociedade a manifestarem-se contra o Projeto de Lei da Câmara (PLC) n. 28/2012, de autoria do Deputado Federal Sandes Jr. (PP/GO) que está tramitandono Senado Federal. O PLC n. 28 altera a Lei n. 9.394, de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), parainstituir a obrigatoriedade de criação e manutenção de bibliotecas escolares em todas as instituições públicas de ensinoAoinserir na LDB os artigos 27-A e 27-B, proposta legislativa exclui as bibliotecas escolares da rede particular de ensino e viabilizapara o empregador a possibilidade de contratar um bibliotecário para atuar em mais de uma biblioteca sem definir o númeromáximo de estabelecimentos que um profissional poderá atuar. É possíveldiante o expostoafirmar que tal PLC, além de ferir odireito de informação de toda cidadania brasileiraaltera de maneira definitiva a Lei n.12.244/10 que se configurou em uma grandeconquista para a áreaVeja a nota do CFB em: http://www.cfb.org.br/pop-up/
Nota_Biblioteca_Escolar.pdf

Comentários adicionais
INSTITUIR UMA LEI PARA A CRIAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES, SEM ACRESCENTAR O PROFISSIONAL ESPECIALISTA [BIBLIOTECÁRIO] PARA ATUAR NAS MESMAS, É COMO CRIAR HOSPITAIS, SEM CONTRATAR MÉDICOS PARA ATUAR NOS MESMOS. DE QUE ADIANTA ? [Reflexão]

CADA BIBLIOTECA É UM UNIVERSO A SER EXPLORADO, A BIBLIOTECA ESCOLAR NO CASO É BEM MAIS 'COMPLEXA' E EXIGE UMA MAIOR ATUAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR. POIS NESTA, ENGLOBAM-SE ALÉM DAS ATIVIDADES TÉCNICAS DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA (CLASSIFICAR,CATALOGAR,INDEXAR,ADMINISTRAR ETC) E AS ATIVIDADES LIGADAS AO AUXILIO EM PESQUISAS NA INTERNET (ATUAL), TAMBÉM ESTAM AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO ESTIMULO A LEITURA (UMA DAS PRINCIPAIS, SENÃO A PRINCIPAL FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR). E PARA ESTA ÚLTIMA, EXIGE DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO UMA SÉRIE DE HABILIDADES, SÃO ELAS : CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO, INTERAÇÃO, CAPACITAÇÃO EM COTAÇÃO DE HISTÓRIAS ETC. DIALOGAR COM  PROFESSORES E ALUNOS, CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E DA COMUNIDADE A QUAL A ESCOLA ESTA INSERIDA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES (AÇÕES) DE ESTIMULO A LEITURA. COMO PAULO FREIRE DISCORRE SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E A APRENDIZAGEM, A LEITURA E O ENSINO DEVEM ESTAR ATRELADOS A VIVENCIA DE CADA ALUNO OU GRUPO DE ALUNOS - DA COMUNIDADE A QUAL A ESCOLA ESTA INSERIDA- PARA QUE ESTAS SEJAM DESENVOLVIDAS  DE FORMA FLUIDA E MAIS LEVE RELACIONANDO AS LEITURAS AO COTIDIANO DOS ALUNOS FACILITANDO O PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS MESMOS ( PALAVRAS DE AWBB).

Como disse Luiz Milanesi em "Ordenar para desordenar": "Os hospitais estão sem médicos." (p. 172) E o bibliotecário, esse ausente, continuará cumprindo seu papel de vilão...(by Eduardo)

Um comentário:

  1. Compartilho as palavras do meu grande amigo bibliotecário Gláucio " Gente, precisamos ter atitude para cobrar explicações sobre esta proposta, no mínimo atrevida, que partiu da Câmara dos Deputados e segue para o Senado Federal e que possibilita ao empregador escravizar bibliotecári@s, de forma que este tenha responsabilidade sobre várias unidades ao mesmo tempo, precarizando a qualidade dos serviços e trabalhos, comprometendo a saúde do trabalhador (se com uma unidade os níveis de estresse já são enormes, imaginem várias) e uma série de problemas que são de conhecimento de todos nós. Colaborem e protestem! "

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