segunda-feira, 23 de julho de 2012

As mídias sociais na Internet ( Redes Sociais: facebook, orkut, twitter, Blog etc) são fundamentais para as companhas eleitorais.

 Ana Wanessa Bastos

Acho que não devemos ficar alheios à política.

Tenho notado um "significativo" número pessoas reclamando de propagandas políticas em redes sociais, a exemplo no facebook. Mas...
PENSO que as mídias sociais na Internet (facebook, orkut, twitter Blog etc) são fundamentais para as companhas eleitorais. Marketing político em mídias sociais na Internet, e pq não?! dentre outras coisas mais... Melhor do que sujar as ruas com folhetos, panfletos, poluição sonora etc. E também atingir um número bem maior de pessoas tendo a Internet como promotora de uma emergência de uma consciência global interplanetária. [aldeia global de McLuhan]

Em 1980, o termo mídia no Brasil era de uso restrito aos publicitários e jornalistas, para se referir a divulgação que uma informação recebia nos meios de comunicação. Até os anos 80, os termos da moda para fazer referência aos meios de comunicação eram “meios de massa”, “cultura de massa”, “indústria cultural”. Dentre os anos de 1980 e 2007, todas essas expressões foram substituídas pelo termo “mídia”.
No inicio da década de 90, o termo “mídia” se referia apenas, aos meios de comunicação de massa, principalmente meios de transmissão de notícias e informações, como o jornal, rádio, revista e televisão. Logo depois, seu sentido foi ampliado para representar qualquer meio de comunicação de massa, e não apenas aos informativos. Conforme Santaella (2011), com emergência da cultura planetária, via redes de teleinformática, o emprego da palavra “mídia” se generalizou para se referir também aos processos de comunicação mediados por computador. 
O conceito da aldeia global de McLuhan (1911-1980), expressão utilizada como metáfora para a sociedade contemporânea. Começa se concretizar somente agora, com o telemóvel e a Internet. O fundamento deste conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto das TICs, especificamente da Web, que atingi dimensões globais ultrapassando as barreiras física/geográfica e de tempo/espaço e promotora da emergência de uma consciência global interplanetária. 
Ainda citando Santaella (2011 apud Kellenr, 2011), aponta para a cultura da mídia, onde o autor acena para o fato de a cultura da mídia ser uma cultura high-tech, que explora a tecnologia mais avançada e atingi, por sua vez, dimensões globais, “um modo de tecnocultura que mescla cultura e tecnologia em novas formas e configurações, produzindo novos tipos de sociedades em que mídia e tecnologia se tornam princípios organizadores”. 
Entretanto, os impactos da cultura digital ou cibercultura na cultura das mídias massivas nos leva a tentar compreender a complexidade midiática das culturas contemporâneas. Nesse contexto, é necessário (re)pensar sobre a cultura oral, a escrita, a impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cibercultura. Refletir sobre as mediações – culturais, tecnológicas e midiáticas – através das mídias de acesso, das mídias sociais na Internet.

 Dica de Leitura!

 POLÍTICOS 2.0 VEREADORES DE SÃO PAULO, por Medialogue

 Dica de Leitura!

 Rede social gera vagas de trabalho

Políticos têm buscado especialistas na comunicação via internet para incrementar campanha

Ler matéria  

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

 Dica de Leitura!

 Redes sociais são trunfo para campanha na internet, dizem senadores

Fonte:  http://www.opovo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário