terça-feira, 10 de julho de 2012

O curso de especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação


O desenvolvimento tecnológico na pós-modernidade traz a necessidade de revisão e atualização dos conhecimentos existentes. No que se refere à informação, precisamos desenvolver os conhecimentos específicos da área e conhecimentos relacionados à gerência, pois os sistemas e serviços de informação precisam ser gerenciados de forma efetiva, com objetivos claros a serem atingidos, enfatizando a organização inteligente.
O curso de especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação vem atender às necessidades do mercado e à demanda de atualização e desenvolvimento de competências para o gestor da informação.
Objetivos
Desenvolver competências para o planejamento e gerenciamento estratégico, para a gestão de qualidade e de conteúdo de produtos e serviços de informação. Além, de discutir novas tecnologias para pesquisa, disponibilização, preservação e acesso de informações. O curso Gerência de Sistemas e Serviços de Informação também proporciona conhecimento nas áreas de inteligência competitiva e de gestão de conhecimento.
Público Alvo
Bibliotecários e gestores de informação.
Disciplinas
Gerenciamento de Produtos e Serviços da Informação (32 horas)
Análise de recursos tecnológicos voltados ao gerenciamento de documentos. Melhoria da disseminação das informações nas organizações.

Gestão da Qualidade em Serviços de Informação (32 horas)
Implantação de sistemas de gestão de qualidade. Fundamentos e aplicabilidade da qualidade em serviços de informação.

Gestão de Conteúdo em Sistemas de Informação (32 horas)

Conceitos e métodos de organização da informação em sistemas de informação enfocando políticas e gestão de conteúdo.

Planejamento Estratégico (32 horas)

Diagnóstico estratégico. Plano de ação em ambiente de rede de informação.

Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais (32 horas)

Gerenciamento de pessoas e equipes. Motivação e liderança. Avaliação e desempenho.

Gestão de Projetos de Informação (32 horas)

Enfoque teórico e prático sobre a gestão de projetos em serviços de informação.

Geração e Gestão de Bases de Dados (32 horas)

Gestão de informações. Geração de bases de dados, aplicativos e possibilidades. Geração de relatórios gerenciais e integração da informação.

Inteligência Competitiva (32 horas)

Sistema de inteligência competitiva. Planejamento de fontes de informação. Técnicas e métodos de diagnóstico e contextualização em inteligência competitiva.

Gestão do Conhecimento (32 horas)

Conhecimento tácito e explícito. Criação do conhecimento individual e organizacional. Capital intelectual. Iniciativas de gestão do conhecimento.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (64 horas)

Análise de recursos tecnológicos voltados ao gerenciamento de documentos. Aplicação de estratégias em ambientes de redes de informação.

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Trabalhos Científicos (32 horas)

Principais técnicas e métodos de pesquisa. Normalização do trabalho científico. Confecção do projeto de pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.

Link de acesso a matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário