quarta-feira, 11 de julho de 2012

Memória Institucional e informação estratégica

DISSEMINANDO..
Memória Institucional e informação estratégica
Eliana Rezende (via LinkedIn)
Abordagem para Gestão Documental.
Nesta oportunidade, gostaria de falar sobre o que vem a ser Memória Institucional e sua importância no universo corporativo e de que forma a vejo e proponho.
A Memória Institucional necessita de um trabalho de resgate, organização e disponibilização de informação. De acordo com isso, é fundamental ser pensada de forma sistêmica com observância de princípios arquivísticos como garantia de que o caráter histórico, probatório ou de patrimônio cultural/documental seja preservado às gerações futuras e de fato se consolide como Identidade Institucional.
Parto do pressuposto de que a Memória Institucional pode ser um meio eficaz para a manutenção da informação estratégica com vistas à gestão organizacional, com tarefas de planejamento e às tomadas de decisões estratégicas no âmbito corporativo e independente das áreas e seguimentos de atuação. Além de possibilitar a geração de inovação e produção de conhecimento com fins de consolidação de uma Identidade, seja ela social, cultural, institucional.
Neste sentido, é uma área com contribuição interdisciplinar com vistas ao transito informacional e comunicacional no interior das instituições.
Daí a sinergia entre Gestão Documental e Memória Institucional.
Nos dois casos, e como forma de atingir um número grande de pessoas esteja onde estiverem, utilizo cursos em formato EaD, além de palestras e cursos presenciais.
Eliana
http://www.animaensino.com.br/programacao_anual

Visite meu curso de Extensão Cultural sobre o tema:
http://www.fespsp.org.br/extensao/artc_bibci_memoriainstitucional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário