quinta-feira, 28 de junho de 2012

Michael Shermer em FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2012

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, já na segunda temporada em São Paulo, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão, cada um a seu modo, na vanguarda em suas áreas de pesquisa e pensamento. 

Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, o seminário direciona seu foco para a análise da contemporaneidade e perspectivas para o futuro, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Originários de regiões díspares, com visões distintas e muitas vezes conflitantes, os conferencistas dirigem suas análises para a compreensão deste século, formando, no conjunto de palestras ao longo do ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação.


Edição 2012

A programação do Fronteiras do Pensamento 2012 se define a partir da conferência inaugural, a ser proferida pelo economista e filósofo indiano, professor em Harvard, Nobel de Economia, Amartya Sen. O questionamento central apresentado por Sen é “o que devemos entender por uma sociedade justa?”. A pergunta nos remete a uma série de questões fundamentais do nosso tempo, que dizem respeito ao conceito de liberdade, desenvolvimento, diversidade e tolerância em um mundo ainda marcado pela pobreza e pela desigualdade. 

O foco do Fronteiras neste ano não é apenas discutir um certo “mal-estar” que toma conta de nossa civilização, numa longínqua alusão ao célebre texto de Sigmund Freud, mas oferecer respostas a partir do ponto de vista de intelectuais que assumem um saudável engajamento prático em relação a importantes questões globais. De certo modo, um Fronteiras do Pensamento comprometido com causas globais, na expressão pluralista de alguns dos seus protagonistas, sem que se abra mão da reflexão.


Fonte da Imagem/Resenha: http://scienceblogs.com.br/uoleo/2011/12/resenha-por-que-as-pessoas-acreditam-em-coisas-estranhas/


DICA DE LEITURA! Matéria muito interessante!
Matéria de Carla Rodrigues ( Para o Valor, do Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário