quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Biblioteca do TRT promove palestra sobre transtornos mentais e as mídias digitais

                                                 
Prática da Leitura no Combate ao Uso Compulsivo de Mídias Digitais é o tema da palestra que será proferida pela psiquiatra e psicoterapeuta Francinete Giffoni nesta sexta-feira (26/01), às 9hno auditório do TRT/CE (4º Andar do Anexo II). Não há necessidade de inscrição prévia e o número de vagas é limitado à lotação do auditório.

O evento, que está alinhado ao Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho e ao Janeiro Branco - mês destinado a ações ligadas ao cuidado com a saúde mental - pretende chamar atenção para necessidade de inserir no cotidiano a prática da leitura, meditação, esporte e outras atividades para ajudar no equilíbrio emocional diante do uso prologado dos dispositivos eletrônicos.

De acordo com especialistas, o uso exagerado de equipamentos digitais tem sido responsável por vários transtornos mentais. Assim, muito tempo utilizando internet, celulares, jogos de vídeogames e demais mídias digitais tem comprometido a qualidade de vida das pessoas e afetado os relacionamentos sociais.


Fonte Texto/Imagens:Biblioteca Trtceará 

Aplicação da psicoeducação na Biblioteconomia

Rejane Albuquerque Bibliotecária - CRB 3/679


O olhar interdisciplinar voltado a formação do bibliotecário não pode se limitar ao campo teórico, precisamos compreender esse processo e, principalmente, nos voltarmos a sua aplicação. Nesse sentido, podemos nos inserir no campo da psicoeducação utilizando os produtos e serviços que ofertados pelas Bibliotecas objetivando contribuir com programas e projetos sobre qualidade de vida nas instituições esclarecendo aos seus integrantes sobre sintomas, tratamento e prevenção de doenças.

Segundo Lemes e Ondere Neto “ A psicoeducação é uma técnica que relaciona os instrumentos psicológicos e pedagógicos com objetivo de ensinar o paciente e os cuidadores sobre a patologia física e/ou psíquica, bem como sobre seu tratamento.” Assim, o bibliotecário pode atuar como colaborador dos profissionais de saúde, no âmbito das organizações, sendo mediador de informação alusivas à prevenção, sintomas e o tratamento de patologias físicas e mentais.

Aplicação da psicoeducação na Biblioteconomia. LEMES, Carina Belomé; ONDERE NETO, Jorge. Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde. Temas psicol.,  Ribeirão Preto ,  v. 25, n. 1, p. 17-28, mar.  2017 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2017000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  25  jan.  2018.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.1-02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário