quinta-feira, 7 de julho de 2011
Incentivo: Ensaiando cultura
"Ensaiando um país melhor", projeto de capacitação gratuita para produtores culturais, acontece este fim de semana, no Theatro José de Alencar
Paradoxalmente à proliferação de pequenos festivais, projetos de capacitação artística, de incentivo à formação de plateias e o aparecimento de uma multiplicidade de artistas que atuam de forma independente (produzindo seus próprios espetáculos, imprimindo livros, gravando discos, produzindo uma cultura de forma mais democrática e horizontal), temos um mercado cultural ainda carente. São poucas as fontes de financiamento - encurtadas pelos baixos orçamentos públicos para o setor e um empresariado desacostumado a investir em cultura (até mesmo com garantia de ressarcimento governamental, no caso das leis de incentivo via dedução de ICMS).
E este, talvez nem sejam o maior empecilho: falta informação para agentes culturais, que muitas vezes não sabem como chegar ao escasso financiamento, nem como organizar suas ações de forma sustentável. A avaliação é de Samanta Precioso, coordenadora pedagógica e gestora do projeto "Ensaiando um país melhor" que, desde 2005, trabalha com a formação de plateia para teatro em São Paulo. O projeto lança um prêmio para capacitação de produtores culturais.
A ação percorreu oito cidades do Estado de São Paulo e chega à Fortaleza para sua primeira edição fora de seu estado natal. O projeto promove uma interação entre os participantes de seus encontros, além de formação e consultoria para a execução da iniciativa premiada, que recebe também R$ 20 mil em dinheiro.
"O objetivo principal é trocar ideias. Estamos levando a experiência que adquirimos em São Paulo (com o projeto ´Ensaiando um país melhor´), algumas pistas que achamos nesse caminho tão difícil e pouco registrado que é ação cultural", explica. Samanta destaca que as edições do Prêmio já realizadas renderam ótimos frutos e atestaram a enorme carência de informação nessa área.
"Fora os artistas que nem pensavam em fazer da sua arte uma ação cultural, gente em quem conseguimos despertar para essa possibilidade, conhecemos produtores que trabalham há 20 anos com uma ação cultural e ela nunca foi legitimada, não é reconhecida, não conseguem financiamento", conta Samanta Precioso.
Realidade local
Sobre a realidade do Ceará, Samanta avalia que a forte produção de cultura popular, muitas vezes promovida por pessoas simples e distantes dos grandes centros urbanos, é um dos desafios a ser encarado. A ideia é aproveitar. "Para acontecer essa troca precisa de muitas milhas aéreas. O que estamos fazendo é tentar encurtar o caminho da informação", ilustra.
Para Samanta Precioso, a capital cearense está "bem estruturada", em relação a outras capitais do País. Ele cita a existência de bons produtores culturais e artistas organizados em grupos e fóruns de debates. "A ideia na verdade é agregar, poder somar experiências", diz.
Patrocinado pelo BIC Banco, razão por qual Fortaleza foi escolhida para receber a primeira edição fora de São Paulo, o prêmio promove o Encontro de Capacitação, no sábado, dia 9, de 14h às 17 horas, no Theatro José de Alencar. Qualquer pessoa pode participar, inscrevendo-se até amanhã, pelo email ensaiando@ensaiandoumpaismelhor.com.br ou pelo telefone (11) 2255.5389.
"Todo mundo pode se inscrever. Precisamos de todos que estejam interessados em trocar ideias, produtores, gestores, artistas, coordenadores, não precisa ser um grupo mega estruturado, pode ser uma ideia de um educador", informa a coordenadora do projeto.
Seleção
O prazo de entrega dos projetos e as regras para inscrição serão apresentados durante a reunião de sábado no Theatro José de Alencar.
A ficha de inscrição e o edital do prêmio estarão disponíveis na página do projeto http://www.ensaiandoumpaismelhor.com.br/
"O projeto ´Ensaiando um país melhor´ não precisa ter um histórico. O que vai ser premiado é a ideia", frisa Samanta Precioso. Podem ser inscritos projetos em qualquer área cultural e artística, desde que seja proposta de realização de alguma ação. Depois de inscritos, os projetos passarão por analise de comissão interna.
MAIS INFORMAÇÕES
Projeto Ensaiando um país melhor. Inscrições e edital do prêmio no site http://www.ensaiandoumpaismelhor.com.br Contato: (11) 2255.5389
FÁBIO MARQUES
ESPECIAL PARA O CADERNO 3
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1007047
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário