quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jornalistas lançam livro sobre TV Pública

Durante o evento, Celso Schroder, presidente da Fenaj e FNDC, fará palestra sobre “O papel da sociedade na construção da TV pública”



As primeiras contribuições dos paraibanos para a construção de um projeto de comunicação pública para a TV UFPB estão sistematizadas em um livro que será lançado nesta quinta-feira, (16), às 9h, no auditório da UFPB Virtual, localizado por trás da Reitoria. Antes do lançamento do livro, organizado pelas jornalistas Sandra Moura e Madrilena Feitosa e publicado pela Editora Universitária, o presidente do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Celso Schröder, fará uma palestra sobre “O papel da sociedade na construção da TV Pública”. O evento é promovido pelo Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pelo Sindicato dos Jornalistas da PB.

A palestra de Celso Schröder, que também é presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, é uma dentre as ações do Pólo Multimídia da UFPB/TV UFPB visando reunir todos os segmentos da sociedade civil organizada em torno da discussão de um modelo de televisão pública, democrática, interativa e de qualidade, num momento em que a TV UFPB se prepara para transmitir a programação da TV Brasil, em sinal aberto, a partir do segundo semestre.

No decorrer da palestra de Celso Schröder, o movimento social organizado e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário vão discutir o papel social na construção da TV Pública, uma oportunidade para que os paraibanos digam como querem participar da TV UFPB ou, em outras palavras, como desejam ser vistos na nova fase da programação da emissora.

O livro sistematiza as primeiras contribuições da sociedade para a nova fase da programação da TV UFPB, com transmissão em sinal aberto. Nessa obra, os leitores vão ter acesso a todas as discussões do I Fórum Paraibano de TVs Públicas na Era Digital, realizado na UFPB, em parceria com a EBC/TV Brasil e diversos segmentos sociais, e que se traduz como a primeira iniciativa, da qual se tem conhecimento, em nosso Estado, em que um canal de tevê convida os cidadãos para opinarem sobre os conteúdos que serão veiculados pela emissora.

Ao acessar as páginas do livro, o leitor encontra uma abordagem atual e esclarecedora sobre o processo de migração das TVs, do sistema de transmissão analógico para o digital, em franca expansão no país, com informações sobre as novas funcionalidades e potencialidades que a digitalização proporciona e que possibilitam uma maior interação do telespectador como esse meio de comunicação.

Também na mesma obra são disponibilizados conteúdos sobre regulamentação, financiamento e propaganda nas TVs públicas; produção audiovisual da Paraíba; programação regional e integração de conteúdos, além de controle social da mídia. Todos esses temas foram abordados por diversos representantes da sociedade civil e estão fartamente reproduzidos nas 160 páginas do livro.

Fonte: http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=12788

Nenhum comentário:

Postar um comentário