Livros pré-pagos e traduzidos colaborativamente. O mercado fonográfico e a economia solidária. Grutas, lendas e mais, muito mais.
Publicar ou publicar. Em 2011, tem de ser assim. Novas tecnologias (já consolidadas), criatividade e... talento. Henrique Reichelt conta como a graphic novel “Um outro pastoreio” foi realizada, com sucesso, de modo independente e à base da camaradagem. Na verdade, seria injusto dizer que foi só “camaradagem”. Os autores venderam o livro antes de ele estar pronto e, com o dinheiro arrecadado, bancaram a produção. Foi a confiança no bom trabalho dos realizadores que possibilitou a consolidação da ideia. Veja no site como esse tipo de negócio aberto é mais frequente do que se imagina.
Com o mesmo espírito empreendedor, conheça um e-book feito por alunos de uma escola pública de Juripiranga, interior de João Pessoa. O mais impressionante da história: o projeto deu tão certo que o livro está sendo traduzido para outras línguas – tudo de forma colaborativa! Quem conta a empreitada é dMart.
É como diz Makely Ka, no texto que traça a história da indústria fonográfica: “É impossível falar de cultura hoje sem pensar em sustentabilidade, em economia criativa, em redes solidárias e comércio justo”.
Disponível em: www.overmundo.com.br
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