quarta-feira, 6 de junho de 2018

Bibliotecas são neutras? [Are Libraries Neutral? - ALA President's Program]


Segue a discussão levantada pela American Library Association (ALA) sobre a questão das bibliotecas como organizações neutras e a biblioteconomia como uma profissão neutra. Um  assunto em voga e relevante nos dias atuais para a Biblioteconomia brasileira quiça mundial e que vale a pena ser lida! 

ALA President's Program: Are Libraries Neutral?

1º de junho de 2018

A questão da neutralidade na biblioteconomia é antiga. O Código de Ética para Bibliotecários de 1939 da ALA pede “recomendações” imparciais. Isso é visto nos princípios da Declaração de Direitos da Biblioteca ALA que apresentam a biblioteca como conteúdo neutro, aberto e acessível a todos. Vamos explorar as seguintes questões com o objetivo de desafiar nosso pensamento e práticas: as 

bibliotecas foram sempre neutras? 
Chegou a hora de questionar a neutralidade? 
As bibliotecas, por meio de suas práticas, coleções, serviços e tecnologias, podem ser neutras? 
As bibliotecas podem ser neutras como parte de sociedades e sistemas que não são neutros? 
Em vez de neutro, deveríamos defender um conjunto distinto de valores? 
Como podemos fazer isso e manter a confiança em nossas comunidades? 

Um grupo de membros da ALA, oriundos de bibliotecas acadêmicas, bibliotecas públicas e formações bibliotecárias, envolve os problemas. Um debate formal, com dois oradores na afirmação e dois no negativo, seguido de comentários de um painel de reatores e uma conversa com os participantes, moderada pelo Presidente da ALA, Jim Neal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário