segunda-feira, 14 de maio de 2018

Você sabe qual biblioteca levou o prêmio de melhor do mundo em 2018?

The Latvian National Gallery

A Biblioteca Nacional da Letônia foi eleita a melhor do mundo de 2018. O título foi concedido pela Feria do Livro de Londres (London Book Fair) em parceria com a Associação de Editores do Reino Unido, um dos eventos mais importantes da área. A intenção da London Book Fair é premiar bibliotecas que, muito mais que títulos, ofereçam um incentivo a mais à leitura e à cultura.

Concorreram quatro bibliotecas: da Noruega, da Dinamarca, da Letônia e de São Paulo, que foi construída no terreno onde ficava o Complexo Penitenciário do Carandiru, palco do massacre em que morreram 111 presos, em 1992. 

A Biblioteca da Letônia

Também conhecida como Gaismas Pils (Castelo de Luz), a monumental Biblioteca Nacional da Letônia (Latvijas Nacionālā bibliotēka)  fica no centro histórico da capital Riga e foi projetada em 2014 pelo arquiteto letão naturalizado norte-americano Gunars Birkerts (1925-2017), bastante conhecido por seus projetos modernistas em Michigan. Os Letões têm grande respeito por livros e leitura. Talvez seja um resquício do passado de dominação soviética, quando alguns livros eram censurados e difíceis de conseguir. Hoje os letões têm à disposição no Castelo de Luz – nome sugestivo –, 4,5 milhões de títulos.

Foto: Indriķis Stūrmanis

Fonte: MarcianaEnTierra

                                                        Foto: Ieva Lūka                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário