quinta-feira, 1 de março de 2018

Bibliotecário: Especialidades

A formação acadêmica em Biblioteconomia é generalista, mas algumas instituições oferecem cursos voltados especialmente para as áreas jurídica, média, psicológica (biblioterapia), cientifica (em institutos e centros de pesquisa) e outras. A atuação dos bibliotecários vai muito além das bibliotecas escolares, públicas, comunitárias e universitárias. Nesse mês de março (Dia do Bibliotecário,12)  resolvi compartilhar um pouco da atuação desse  profissional.

MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS DO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE BIBLIOTECÁRIO NO BRASIL 

ESPECIALIDADES DO BIBLIOTECÁRIO 

Bibliotecário Jurídico 

No ordenamento jurídico brasileiro, há uma abundante produção de informação jurídica, começando pela proliferação de atos normativos, de hierarquia superior e inferior, passando pela jurisprudência e a doutrina.

O bibliotecário jurídico é o profissional que facilita o acesso à informação jurídica de forma ágil e eficiente.

As competências do bibliotecário jurídico varia de acordo com o local que trabalha (universidade,  bibliotecas governamentais, escritórios de advocacia) ou mesmo em relação a sua especialização (bibliotecário de referência, indexador, no desenvolvimento da coleção). Em instituições menores onde há um ou dois profissionais contratados, o bibliotecário precisa, muitas vezes, ser o  administrador, catalogador e o pesquisador.

A American Association of Law Libraries (AALL) estabeleceu as competências do  bibliotecário jurídico. O Professional Development Committee, aprovou em março de 2001 documento que relaciona as competências do bibliotecário jurídico. 

Fonte: PASSOS, Edilene. BIBLIOTECÁRIO JURÍDICO: seu perfil, seu papel 

Fonte da imagem: Medical Librarian Careers

Bibliotecário Médico

Mesmo não trabalhando diretamente com os pacientes, o bibliotecário médico exerce um papel de grande importância na utilização da informação para melhorar a qualidade do atendimento realizado pelos médicos e demais profissionais envolvidos com a assistência à saúde da população.

Os bibliotecários médicos auxiliam os demais profissionais da área da saúde, ajudando-os: na busca de casos semelhantes ao problema do paciente, buscando fontes de pesquisa que auxiliam o diagnóstico do médico (terapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, veterinários, pesquisadores, etc.), pesquisas acadêmicas dos estudantes de medicina, e leva informação sobre saúde às pessoas através de diferentes canais de comunicação, tais como portais na Internet e o acervo de unidades de informação.

A graduação em biblioteconomia proporciona uma formação generalista, e além dos programas de pós-graduação strictu sensu, algumas instituições oferecem cursos voltados especialmente para a área biomédica e de ciências da saúde.

Segundo a Medical Library Association (MLA), existente nos Estados Unidos, os bibliotecários médicos são responsáveis por muitas tarefas, dentre elas:
  • Desenhar, desenvolver, navegar e manter sites;
  • Localizar recursos impressos e eletrônicos;
  • Criar e administrar produtos e serviços que proporcionam informação facilmente;
  • Selecionar e comprar livros, revistas e vídeos (em formato impresso e eletrônico);
  • Organizar livros, revistas e recursos eletrônicos para o uso rápido e fácil;
  • Ensinar os outros a utilizar os computadores, a web e outros sistemas a fim de encontrar a informação que necessitam;
  • Realizar empréstimo entre diferentes unidades de informação da área da saúde;
  • Servir à sociedade mediante a localização da informação para melhorar o serviço à população.
Os bibliotecários médicos trabalham em bibliotecas ou em centros de informação localizados em:
  • Universidades comunitárias e universidades de ensino superior;
  • Corporações (por exemplo: em companhias de publicações, de seguros e
  • farmacêuticas);
  • Hospitais e clínicas;
  • Agências governamentais;
  • Portais de Internet;
  • Bibliotecas públicas;
  • Centros de pesquisa e fundações.

Biblioterapeuta

"Nós acreditamos que fomos as primeiras pessoas a fazer isso, mas nós pesquisamos a história da biblioterapia e percebemos que isso aconteceu não só na época dos gregos, mas também durante a primeira guerra mundial, quando os romances de Jane Austen foram dado a soldados traumatizados para ajudá-los a se recuperar ". Ella Berthoud / Biblioterapêutica

A biblioterapia 

É, basicamente, um tratamento terapêutico por meio de livros. Pode ser oferecida em hospitais, asilos, penitenciárias e outros ambientes, além de atender diferentes públicos, tais como pessoas com deficiência física, doentes crônicos e dependentes. Existe uma clínica em Portugal passa a oferecer atendimento com biblioterapeutas, que receitam livros para seus pacientes, segundo informações do Nexo Jornal.

A Biblioterapeuta

Estão, hoje em dia, identificados três tipos de Biblioterapia — ClínicaInstitucional ou Corporativa e de Desenvolvimento Pessoal. A Biblioterapeuta é um serviço de consultadoria focado, sobretudo, nos dois últimos tipos de Biblioterapia.


Convém sublinhar que a Biblioterapia não substitui a terapia clínica clássica. Quem sofre de perturbações mentais ou físicas persistentes, deve procurar a ajuda de um médico.
Porém, uma vez que em casos clínicos é cada vez mais frequente aconselhar-se a leitura como terapia complementar, A Biblioterapeuta propõe-se a trabalhar em parceria com o corpo médico e recomendar leituras adequadas ao perfil de cada paciente. Sabia mais sobre os serviços ofertados pela  ABioterapeuta .


BIBLIOTERAPIA NAS ORGANIZAÇÕES – um projeto pioneiro em Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário